IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Alagoas promove debates sobre inclusão e fortalecimento dos direitos

Na manhã desta terça-feira (23), a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), juntamente com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deram início à IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió. Com o tema ‘Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo’, o evento reúne delegados eleitos nas conferências municipais e regionais realizadas em setembro e outubro de 2023.

A presença de cidadãos e entidades representativas de todo o estado marca o início de debates sobre questões urgentes relacionadas às pessoas com deficiência, assim como temas relevantes no contexto social, político, econômico e cultural de Alagoas. A titular da Secdef, Arabella Mendonça, destaca a importância da participação da sociedade no fortalecimento dos direitos e no aperfeiçoamento das políticas públicas.

“O caráter deliberativo da conferência fortalece a relação da população com o poder público e dos cidadãos com os gestores. É um momento de exercício democrático essencial para garantir a efetivação do controle social”, afirmou a secretária. As deliberações resultantes da conferência serão levadas à V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontecerá em julho, em Brasília, pela primeira vez em sete anos.

O encontro é uma oportunidade para que os delegados possam desenvolver e aprofundar questões essenciais para a promoção dos direitos das pessoas com deficiência, contribuindo para a construção de um Brasil mais inclusivo. Com a participação ativa da sociedade, a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência reafirma o compromisso com a garantia dos direitos e a igualdade de oportunidades para todos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo