INTERNACIONAL – Repatriação brasileira de familiares palestinos vítimas de guerra será concluída com voo de retorno ao Brasil.

Brasileiros e parentes palestinos que deixaram a Faixa de Gaza chegam ao Brasil

Hoje, segunda-feira (13), está previsto que brasileiros e seus familiares palestinos, que fugiram da Faixa de Gaza, cheguem ao Brasil. O governo federal já organizou uma operação de acolhimento para o grupo, incluindo atendimento médico e psicológico, bem como a regularização de documentos.

O grupo de repatriados cruzou a fronteira com o Egito pelo Portal de Rafah, chegando ao Cairo, de onde partirão para Brasília. O avião decolará da capital egípcia às 11h50 (horário local) e deve pousar em Brasília às 23h30 (horário local), com três paradas técnicas em Roma, Las Palmas e Recife.

Ao chegar, os repatriados receberão apoio psicológico, cuidados médicos, imunização e um período de repouso em Brasília antes de se deslocarem para outras cidades no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) foi mobilizada para oferecer cuidados em saúde necessários imediatamente após a chegada ao Brasil, em Brasília.

Os repatriados também passarão por processos de regularização migratória e emitirão documentos que permitam acesso a serviços públicos e ao emprego.

O grupo a caminho do Brasil é composto por 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos. Dos 32 repatriados, 17 são crianças, nove são mulheres e seis são homens.

Essa será a décima repatriação realizada pelo governo federal na Operação Voltando em Paz. A aeronave VC-2, cedida pela Presidência da República, já esteve por quase um mês no Egito para resgatar repatriados da Faixa de Gaza. Com os dez voos, a operação terá transportado um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos.

A violência entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza tem provocado milhares de mortos, feridos e desabrigados nos dois territórios. Esse conflito tem origem na disputa por territórios que já foram ocupados por diversos povos ao longo da história.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo