INTERNACIONAL – Quatro palestinos-brasileiros deixam a Faixa de Gaza e estão a caminho do Brasil, após operação de repatriação.

Neste último sábado (10), mais uma família brasileira, composta por quatro palestinos, chegou ao Brasil após passar por um longo processo de autorização para deixar a Faixa de Gaza, região marcada por conflitos constantes com Israel. A mãe e seus três filhos estavam hospedados no Cairo, capital do Egito, desde que conseguiram permissão para sair da região. A autorização foi obtida após o nascimento de um novo membro na família em 24 de dezembro do ano passado.

A família foi recebida pela equipe da embaixada brasileira no Egito, pouco depois de cruzar a fronteira de Rafah, no sul de Gaza, com o país africano. A viagem de cerca de seis horas terminou com a chegada ao hotel custeado com recursos do governo brasileiro. Esse suporte foi possível graças a uma etapa nova da Operação Voltando em Paz, que tem como objetivo resgatar e auxiliar brasileiros e seus parentes que se encontravam em Israel, Gaza e na região da Cisjordânia. Desde outubro de 2023, 1.560 pessoas já receberam ajuda por meio dessa operação, incluindo 53 animais domésticos.

Antes de cruzar a fronteira para o Egito, a família brasileira estava alojada em uma casa alugada pela representação brasileira em Ramala, na Palestina, com suporte financeiro para alimentação, água e remédios. A operação de repatriação específica para brasileiros que estavam do lado palestino do conflito já resgatou 149 brasileiros e seus parentes, 117 de Gaza e 32 da Cisjordânia. Esse processo demanda uma articulação complexa, já que a única fronteira para deixar a zona de guerra em Gaza é no sul do enclave, em Rafah, na divisa com o Egito, exigindo a aprovação das autoridades de Israel, Egito e Palestina.

A chegada dessa família brasileira é um exemplo do árduo trabalho realizado pelas autoridades brasileiras e equipes envolvidas na operação de repatriação, mostrando o comprometimento em trazer cidadãos brasileiros e seus familiares para casa em meio a situações adversas e delicadas. A segurança e a saúde desses brasileiros são prioridades, e a atuação em regiões de conflito como a Faixa de Gaza demonstra a importância do apoio governamental e diplomático nesses momentos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo