INTERNACIONAL – “Primeiro avião de repatriação do governo brasileiro chega em Roma para resgatar cidadãos brasileiros em meio ao conflito em Israel e Palestina”

Na manhã desta segunda-feira (9), o primeiro dos seis aviões mobilizados pelo governo brasileiro para repatriar cidadãos brasileiros na Palestina e em Israel pousou em Roma, na Itália, no seu primeiro destino após um voo de 9 horas de duração. A aeronave, um Airbus A330-200 convertido em um KC-30, tem capacidade para transportar até 230 passageiros.

A expectativa da Força Aérea Brasileira (FAB) é que esse avião siga para Tel Aviv, em Israel, até amanhã (10), para embarcar o primeiro grupo de brasileiros interessados em retornar ao Brasil. Além desse avião, um segundo KC-30 e dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, também participarão da missão, assim como duas aeronaves da Presidência da República, capazes de transportar até 40 passageiros cada.

Segundo informações do Itamaraty, aproximadamente 30 brasileiros vivem na Faixa de Gaza e outros 60 em Ascalão e em localidades na zona de conflito, enquanto cerca de 1 mil brasileiros estão hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém. A maioria desses brasileiros são turistas que estão em Israel.

Essa não é a primeira vez que as Forças Armadas brasileiras realizam uma operação de repatriação. Nos últimos anos, foram realizadas quatro operações na Turquia, Ucrânia, China e Bolívia, resgatando aproximadamente 6.600 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, através de cinco aeronaves e 30 viaturas.

A crise atual na região teve início no último fim de semana, quando o Hamas realizou um ataque que levou Israel a declarar estado de alerta de guerra. Diante desse contexto delicado, o governo brasileiro tomou a iniciativa de mobilizar aviões para repatriar os cidadãos brasileiros.

Essa ação humanitária é essencial para garantir a segurança e o bem-estar dos brasileiros que se encontram nessas áreas de conflito. A agilidade e eficiência da FAB e das demais instituições envolvidas são fundamentais para assegurar o retorno dessas pessoas ao Brasil o mais rápido possível.

As operações de resgate realizadas pelas Forças Armadas brasileiras nos últimos anos demonstram a capacidade do país em atuar em situações de crise, tanto em território nacional quanto no exterior. A segurança e o resgate dos cidadãos brasileiros é uma prioridade para o governo, que busca garantir o apoio necessário para aqueles que se encontram em situações de risco em outros países.

O Brasil, como um país de dimensões continentais e com uma ampla diáspora, possui um forte compromisso em garantir a segurança e o bem-estar de seus cidadãos, independentemente de onde estejam. Essa missão de repatriação é mais um exemplo desse comprometimento e da capacidade do país em realizar operações complexas e delicadas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo