INTERNACIONAL – Ministro da Justiça e presidente do Paraguai assinam compromisso contra a corrupção e o crime organizado para intensificar a segurança nos dois países

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, se encontraram nesta sexta-feira (27) para assinar um importante compromisso contra a corrupção e o crime organizado. O Compromisso de Assunção Contra a Corrupção e o Crime Organizado tem como objetivo fortalecer a cooperação entre os dois países no combate ao narcotráfico, ao contrabando de armas, à lavagem de dinheiro e à corrupção em geral.

A assinatura do compromisso é um marco na luta contra as organizações criminosas que alimentam o tráfico de drogas e armas, bem como a lavagem de dinheiro. A parceria prevê a atuação conjunta das polícias federais do Brasil e do Paraguai, com a troca de informações sobre condenados que buscam refúgio em um dos países. Além disso, também será fortalecido o comando bipartite, responsável por coordenar e implementar ações de segurança nas regiões de fronteira entre os dois países.

Flávio Dino ressaltou a importância da cooperação entre Brasil e Paraguai na luta contra o crime organizado e destacou que o compromisso assinado tem metas e datas definidas. O ministro afirmou que é fundamental atuar de forma unida para combatendo o tráfico de drogas, o tráfico de armas e as mortes violentas causadas por esses grupos criminosos.

Durante sua visita ao Paraguai, o ministro da Justiça brasileiro também participou de uma reunião do Comando Bipartite. O objetivo do encontro foi fortalecer as ações de segurança nas cidades de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, e Pedro Juan Caballero, no Departamento Amambay, que são cidades de fronteira entre os dois países. O Comando Bipartite, assinado em 2021, é um mecanismo de cooperação policial internacional que visa estabelecer canais de apoio entre as forças responsáveis pela repressão e prevenção da criminalidade transnacional.

Além disso, está previsto para o dia 9 de novembro um novo encontro entre os governos do Brasil, do Paraguai e dos demais países do Mercosul. O objetivo desse encontro será discutir a cooperação internacional no combate aos crimes cibernéticos, uma preocupação cada vez mais presente na sociedade atual.

A assinatura do Compromisso de Assunção Contra a Corrupção e o Crime Organizado representa um importante avanço na luta contra o crime transnacional. A parceria entre Brasil e Paraguai fortalecerá as ações de combate ao narcotráfico, ao contrabando de armas, à lavagem de dinheiro e à corrupção, contribuindo para a melhoria da segurança nos dois países e na região como um todo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo