INTERNACIONAL – Índia se prepara para teste crucial da missão espacial tripulada Gaganyaan em outubro

A Índia está se preparando para realizar um importante teste para a sua ambiciosa missão espacial tripulada, chamada de Gaganyaan. De acordo com R. Hutton, diretor do projeto, o teste está previsto para acontecer no próximo mês de outubro. A Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês) está atualmente treinando quatro astronautas e planeja expandir o grupo conforme suas ambições para futuras missões tripuladas.

A missão Gaganyaan tem como objetivo desenvolver uma cápsula espacial habitável por humanos, capaz de transportar uma tripulação de três membros para uma órbita de 400 quilômetros durante três dias, antes de retornar com segurança em um mergulho no Oceano Índico. Além disso, a organização também tem o objetivo de explorar formas de manter uma presença humana sustentada no espaço após o término da missão.

Antes do lançamento da missão, a equipe pretende testar um sistema de fuga da tripulação que será utilizado em casos de emergência, visando garantir a segurança dos astronautas. O diretor do projeto ressaltou a importância da segurança como a principal preocupação durante todo o processo.

A missão Gaganyaan recebeu um investimento de aproximadamente 90,23 bilhões de rúpias indianas (equivalente a US$ 1,1 bilhão) e está programada para ser lançada do principal porto espacial da Índia em Sriharikota, antes de 2024. A agência espacial indiana afirmou anteriormente que seu Centro Espacial Vikram Sarabhai testou com êxito sistemas para estabilizar o módulo da tripulação e reduzir sua velocidade durante a reentrada.

Vale ressaltar que ainda não foram divulgadas informações sobre o cronograma exato dessa missão. No entanto, o lançamento da missão Gaganyaan é muito esperado, especialmente após o histórico pouso da nave Chandrayaan-3 no polo sul da lua.

Com o desenvolvimento da missão Gaganyaan, a Índia busca se consolidar como uma potência espacial e se juntar ao seleto grupo de países capazes de enviar astronautas ao espaço. A conquista desse marco representará um grande avanço para o país, tanto do ponto de vista científico quanto político.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo