INTERNACIONAL – “Explosão no propulsor da nave Starship durante voo suborbital de teste da SpaceX”

Neste sábado (18), a SpaceX realizou o lançamento do foguete Super Heavy, levando a nave Starship para um voo suborbital de teste. O evento ocorreu por volta das 10h (horário de Brasília) e não contou com tripulação a bordo. No entanto, logo após a separação da nave, houve uma explosão do propulsor, seguida pela perda de contato do centro de controle de lançamento com a Starship.

De acordo com informações da empresa, o propulsor sofreu uma “rápida desmontagem não-programada” após a separação do estágio, enquanto os motores da nave estelar estavam em funcionamento durante vários minutos em direção ao espaço. A SpaceX disponibilizou o link para acompanhamento ao vivo do lançamento em seu microblog, onde também anunciou que a decolagem foi bem sucedida, ocorrendo sob a potência de todos os 33 motores.

Vale ressaltar que esta não foi a primeira tentativa de lançamento da Starship. Em abril, a empresa tentou realizar o mesmo teste, porém, o propulsor explodiu antes de atingir a órbita terrestre. Dessa vez, a SpaceX enfatizou que o objetivo da missão é aprimorar a confiabilidade da nave em busca de “tornar a vida multiplanetária”.

Após o teste, a empresa divulgou uma nota informando que irá analisar os dados coletados e ressaltou a importância desse evento para o desenvolvimento contínuo da Starship. Segundo a SpaceX, os dados obtidos serão “inestimáveis” para o progresso futuro do projeto.

Diante do ocorrido, a empresa considerou que se tratou de um teste e expressou a emoção de realizar o experimento. A SpaceX demonstrou otimismo em relação aos resultados obtidos, enfatizando a contribuição significativa desses dados para o avanço rápido da Starship.

Em suma, o lançamento da Starship pela SpaceX foi marcado pela explosão do propulsor logo após a separação da nave, seguido pela perda de contato com o centro de controle de lançamento. No entanto, a empresa destacou a importância do teste para o aprimoramento da nave e o desenvolvimento da tecnologia espacial.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo