INTERNACIONAL – Descobridores de pulsos de luz extremamente curtos ganham o Prêmio Nobel da Física de 2023.

Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier são os laureados de 2023 com o Prêmio Nobel da Física, pelas descobertas de pulsos de luz que podem medir processos rápidos de movimento de elétrons ou mudança de energia. Os três vencedores foram anunciados nesta terça-feira (3) em Estocolmo, na Suécia.

A Real Academia Sueca de Ciências atribuiu o prêmio “pelos métodos experimentais que geram pulsos de luz em atossegundos para o estudo da dinâmica de elétrons na matéria”. Para a academia, as pesquisas dos três “deram à humanidade novas ferramentas para explorar o mundo dos elétrons dentro dos átomos e moléculas”.

Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier demonstraram que há como “criar pulsos de luz extremamente curtos que podem ser usados ​​para medir os processos rápidos nos quais os elétrons se movem ou mudam de energia”. Essa descoberta abre a porta para explorar os mecanismos governados por elétrons.

No comunicado da Real Academia Sueca de Ciências, é explicado que há aplicações potenciais em várias áreas para essas descobertas. Na eletrônica, por exemplo, é importante compreender e controlar o comportamento dos elétrons em determinado material. Além disso, os pulsos de atossegundo podem ser utilizados para identificar diferentes moléculas, como em diagnósticos médicos.

A temporada de 2023 dos prêmios Nobel está em andamento, já tendo sido anunciados os vencedores do prêmio de Medicina. Até o dia 9 de outubro serão divulgados os ganhadores dos prêmios de Química, Literatura, Paz e Ciências Econômicas. Todos esses anúncios ocorrerão em Estocolmo, com exceção do Nobel da Paz, que será atribuído pelo Comitê Nobel Norueguês em Oslo.

É importante ressaltar que os vencedores do Prêmio Nobel receberão um milhão de coroas suecas extras, totalizando 11 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 970 mil).

Essa premiação é uma grande conquista para Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier, que realizaram pesquisas fundamentais na área da física e contribuíram significativamente para o avanço do conhecimento científico. Suas descobertas têm o potencial de impactar diversas áreas, abrindo caminho para avanços tecnológicos e aplicações práticas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo