INTERNACIONAL – Brasil tem papel-chave na criação de hub regional de alimentos atendendo ao Caricom, diz presidente da Guiana

O presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, destacou em uma entrevista concedida nesta terça-feira (3) a importância do Brasil na criação de um hub regional de alimentos que atenda aos requisitos do Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom). Ali ressaltou a colaboração já existente com o estado de Roraima, considerado fundamental nesse processo.

O Caricom, bloco de cooperação política e econômica, é composto por países como Antigua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago. Cuba, por sua vez, é um país observador desde 1998.

Ali destacou a meta estabelecida pelo Caricom de reduzir o custo das importações de alimentos em 25% até 2025. Segundo ele, para atingir esse objetivo é necessário esforço, comprometimento em termos de orçamento, coordenação política, acesso a capital, superação de barreiras e adoção das tecnologias corretas.

A declaração do presidente da Guiana ocorreu pouco antes da abertura da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas, que está sendo realizada em San José, na Costa Rica, e vai até a próxima quinta-feira (5). O encontro tem como objetivo discutir os principais desafios do setor agrícola.

Durante os três dias de conferência, temas como sustentabilidade, segurança alimentar, mudanças climáticas e agricultura familiar serão amplamente debatidos. Além do líder da Guiana, também são esperadas as participações do presidente do Panamá, Laurentino Cortizo Cohen, do vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2019, Michael Kremer, e do ganhador do Nobel da Paz em 2007 e do Prêmio Mundial da Alimentação em 2020, Rattan Lal.

A conferência conta ainda com a presença de diversos especialistas e representantes de organizações relacionadas ao setor agrícola. Vale destacar que a presente cobertura jornalística foi realizada a convite do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo