INSS abrirá mais de mil vagas para mutirões do BPC/Loas no Rio e Baixada Fluminense em abril, apenas para pessoas com deficiência.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a abertura de 1.098 vagas para mutirões de atendimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) em seis agências localizadas no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. Esta iniciativa é direcionada exclusivamente para pessoas com deficiência e faz parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), que tem como objetivo reduzir o número de benefícios pendentes de concessão ou análise.

Para participar dos mutirões, os interessados devem agendar o atendimento previamente através do site ou do aplicativo Meu INSS, ou ainda pela central telefônica 135. As datas e locais de atendimento já estão definidos: no dia 6, a agência de Nova Iguaçu terá disponíveis 218 vagas para avaliação social do BPC/Loas, das 7h às 14h. No dia 13, a agência Avenida Brasil, na capital, contará com 240 vagas disponíveis para análises de casos, no mesmo horário. Em 20 de abril, será a vez das agências de Nilópolis e Praça da Bandeira, com 100 e 220 vagas respectivamente, também das 7h às 14h. Já no dia 27, serão três agências participantes: Duque de Caxias, Belford Roxo e Praça da Bandeira.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) é destinado a pessoas com deficiência que possuam renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo vigente. O valor mensal do benefício é de R$ 1.412, sem direito ao 13º salário, e não é necessário ter contribuído para o INSS para ter direito ao benefício, desde que cumpridos os critérios de renda e incapacidade laboral. Pessoas acima de 65 anos também têm direito ao BPC/Loas, porém não serão atendidas nos mutirões, passando por uma análise administrativa de renda e composição familiar para concessão do benefício.

Dessa forma, os mutirões promovidos pelo INSS visam agilizar e facilitar o acesso ao Benefício de Prestação Continuada para pessoas com deficiência, garantindo seus direitos e melhorando a qualidade de vida desses beneficiários. É uma iniciativa positiva que demonstra o comprometimento do Instituto em atender às demandas previdenciárias da população mais vulnerável.

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