Inscrições para a OBMEP 2024 seguem até sexta-feira: Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem participar.

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil têm até sexta-feira (15) para efetuarem suas inscrições na edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O procedimento deve ser feito pelo site www.obmep.org.br e podem participar turmas de ensino fundamental e médio.

A competição em Alagoas é organizada pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretarias municipais de Educação (Semeds), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e rede particular de ensino.

Para este ano, está previsto que as provas da primeira fase aconteçam no dia 04 de junho, enquanto as da segunda etapa serão em 19 de outubro. A lista com os estudantes, professores, escolas e secretarias de Educação premiadas será divulgada em 20 de dezembro.

Em uma reunião com as Gerências Especiais de Educação (GEEs) na Secretaria de Estado da Educação, o coordenador da OBMEP em Alagoas, professor Adelailson Peixoto, do Instituto de Matemática da Ufal, falou sobre as inscrições da olimpíada e enumerou as vantagens que ela pode trazer para um estudante.

Segundo o coordenador, a OBMEP é mais do que uma competição, é um estender de mãos para o Sistema Educacional do Brasil. Os estudantes medalhistas têm a oportunidade de ganhar bolsas e participar de treinamentos do Programa de Iniciação Científica (PIC). Além disso, podem continuar recebendo bolsas ao entrar no ensino superior. Através do Programa OBMEP na Escola, são promovidas formações com os professores.

No ano de 2023, a rede estadual de ensino de Alagoas obteve seu melhor desempenho na história da OBMEP, conquistando pela primeira vez quatro medalhas de ouro na etapa nacional da competição, totalizando 22 medalhas. A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, expressou seu orgulho pelo resultado alcançado pelos estudantes da rede estadual nesta edição da olimpíada.

Uma das premiadas em 2023 foi Cláudia Manuelly Soares Santos, aluna do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Agreste, em Arapiraca, que obteve um bronze. Ela destacou a importância de participar da competição e como isso torna a matemática mais divertida, instigante e desafiante.

Os estudantes que estão interessados em participar da OBMEP devem ficar atentos ao prazo final de inscrição e se prepararem para as provas que acontecerão ao longo do ano. A competição oferece não apenas premiações, mas também oportunidades de aprendizado e desenvolvimento acadêmico para os participantes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo