Inscrições abertas para o Programa Jovem Senador de 2024: alunos do ensino médio podem participar do concurso de redação.

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso de redação do Programa Jovem Senador de 2024, que seguirão até o dia 30 de abril deste ano. Estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal podem participar e terão a chance de vivenciar a rotina legislativa em Brasília durante a Semana de Vivência Legislativa, que ocorrerá de 5 a 9 de agosto.

O tema da redação deste ano é “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, proporcionando aos estudantes a reflexão sobre o contexto político atual e o papel do Senado nesse cenário. As redações serão avaliadas nas próprias instituições de ensino dos participantes.

Os vencedores serão selecionados em diversas etapas. Inicialmente, cada escola escolherá a melhor redação, que será encaminhada para a Secretaria de Educação estadual, que, por sua vez, selecionará os três melhores textos, sem estabelecer uma ordem de classificação. Posteriormente, o Senado selecionará a melhor redação de cada estado, e o autor ou autora do texto selecionado se tornará o jovem senador ou senadora, representando sua região na Semana de Vivência Legislativa em Brasília.

O Programa Jovem Senador visa promover a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, além de proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo. Durante a Semana de Vivência Legislativa, os estudantes realizarão simulações no Plenário do Senado e nas salas de comissões parlamentares, além de participarem de atividades transmitidas pelos canais de comunicação da Casa.

Os vencedores do concurso, assim como seus professores orientadores, terão a oportunidade de participar das simulações em Brasília, com todas as despesas custeadas pelo Senado, incluindo deslocamento, seguro viagem, hospedagem, alimentação e traslado.

O cronograma do Programa Jovem Senador de 2024 prevê a divulgação dos vencedores até 21 de junho, com a Semana de Vivência Legislativa ocorrendo entre 5 e 9 de agosto. Lembrando que a reprodução do conteúdo está autorizada mediante citação da Agência Senado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo