Inscrição para o Enem começa amanhã, hoje tem simulado até 20h

enem_estudante.jpg

Atenção, estudantes: começam amanhã, a partir das 10h, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E, até as 20h de hoje, ainda dá tempo de fazer o simulado pela internet, no portal Hora do Enem. O teste está disponível para os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio. Para participar é preciso se inscrever no portal. O teste tem 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo é composto principalmente por assuntos vistos nas escolas até abril.

O simulado foi o mesmo aplicado no último final de semana, mas, devido a problemas no acesso, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou o exame para este final de semana. Mais de 500 mil estudantes já fizeram o simulado. Medicina, Direito e Administração estão entre os cursos mais procurados entre aqueles que resolveram a prova. A partir do momento em que acessar a prova, o estudante terá quatro horas para resolver as questões.

O resultado será divulgado ao final do exame. Este é o primeiro simulado online. Pelo menos mais três serão feitos até a data do Enem, cujas provas ocorrerão nos dias 5 e 6 de novembro. Haverá provas do simulado nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. O último exame será no mesmo formato do Enem e terá dois dias de duração. Não haverá simulado da redação.

Depois de testar os conhecimentos hoje é hora de separar os documentos pessoais – CPF e RG – para a inscrição amanhã. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site até as 23h59 do dia 20 de maio.

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Fonte: Correio24horas

Artigos relacionados