Iniciativas de Estado e Município para amenizar impactos da Braskem em Maceió: isenção de IPTU, apoio financeiro e linhas de crédito.

Notícia de que soluções estão sendo encontradas para arrefecer os problemas causados pela Braskem em Maceió foi publicada nesta sexta-feira, 07, pelo portal Cada Minuto. No texto apresentado pela reportagem, medidas anunciadas para moradores e empresários da região foram relacionadas.

Entre os benefícios fiscais concedidos aos moradores e empreendedores dos bairros de Bebedouro, Bom Parto, Chã de Bebedouro, Mutange e Pinheiro e demais áreas afetadas pelo afundamento de solo causado pela extração de sal-gema feita pela Braskem, está a isenção do IPTU e redução do ISS, que serão concedidos até 30 de dezembro de 2028.

Além disso, o governador Paulo Dantas se reuniu com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e fez pedidos para ajudar as vítimas, como a inserção em programas de apoio de saúde e psicossocial e a concessão de auxílio financeiro para marisqueiras e pescadores.

Técnicos do Ministério do Turismo também estão envolvidos, nos próximos dias, na implementação de uma linha de crédito voltada aos bares, restaurantes e hotéis afetados diretamente pelo desastre ambiental provocado pela Braskem. Detalhes sobre as linhas de crédito, com inúmeras facilidades e juros mais baixos, ainda serão divulgados pelo Governo Federal.

O prefeito JHC viabilizou o cadastro de novas famílias para o Bolsa Família, a antecipação do pagamento do benefício e a parceria com o município para o pagamento do aluguel das pessoas afetadas pelos danos causados pela Braskem.

Segundo a Prefeitura de Maceió, foram distribuídas mil cestas básicas para os 500 pescadores e marisqueiras cadastrados na Colônia Z4, de Bebedouro, que foram afetados pela restrição de pesca na Lagoa Mundaú.

Uma base montada no campo do Bom Parto vai funcionar, de segunda a sexta, das 8h às 20h, levando diversos serviços à população. Entre eles, a população poderá receber vacinas, curativos, fazer testes rápidos, receber atendimento clínico, pediátrico, de pré-natal, puericultura, enfermagem, psicologia e medicamentos.

A Secretaria da Mulher estará presente na base para fazer o levantamento das mulheres empreendedoras da região afetada, que terão preferência na inclusão no Banco da Mulher Empreendedora e no amparo à realocação do seu negócio.

Também serão cadastradas as mulheres que tenham interesse em cursos profissionalizantes, com preferência no encaminhamento para o programa Emprega Mulher. A pasta fará ainda o levantamento de pessoas idosas acamadas e pessoas com deficiência para serem inseridas de forma preferencial em políticas do município.

As mulheres terão ainda acolhimento e atendimento psicológico, com prioridade para aquelas que foram vítimas de violência doméstica. Uma Biblioteca Móvel estará à disposição no local para atender as crianças da região com oficinas de leitura promovidas pela Secretaria Municipal de Educação.

Essas medidas representam um avanço na resolução dos problemas causados pela Braskem em Maceió, proporcionando auxílio financeiro, psicossocial, benefícios fiscais, além de uma linha de crédito para bares, restaurantes e hotéis afetados. A atuação do governo federal, estadual e municipal juntos mostra a importância das diversas esferas do poder público trabalharem em conjunto para solucionar questões de grande impacto como estas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo