Inclusão social: Cartão de vacinação contra a Covid-19 em braile é lançado em Maceió

Maceió sai na frente mais uma vez e é a primeira capital a ter cartão de vacinação contra a Covid-19 em braile. A iniciativa pioneira no País foi lançada pelo prefeito JHC nesta quarta-feira (14) durante solenidade na Associação de Cegos de Alagoas, localizada no Antares. O prefeito reafirmou o compromisso da gestão com a inclusão e disse que o objetivo é ampliar para outros grupos. O gestor ressaltou que o cartão de vacinação em braile inaugura uma nova era e se traduz como um divisor de águas, de empatia e respeito ao próximo.

“Esse é um exemplo de inclusão, de cidadania, e essas pessoas com deficiência visual vão ter agora um cartão em braile para que possam ter total acessibilidade nos nossos pontos de vacinação”, disse JHC.

O prefeito informou ainda que na próxima semana estará sendo lançada na plataforma de agendamento on-line a possibilidade para as pessoas com deficiência auditiva também terem o acompanhamento do tradutor de libras. “Esse é um exemplo de cidadania e um direito que essas pessoas têm, que todos deveriam fazer, mas poucos fazem”, afirmou

A secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, falou da emoção do momento e disse que a gestão trabalha para avançar na inclusão. “Não vamos ficar só no cartão. Essa visão inclusiva vai melhorar a cada dia e a gente vai estar aqui perto de vocês”, pontuou.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para Enfrentamento da Covid, Claydson Moura, destacou que o papel do agente público é servir. “E servir da melhor maneira possível. Precisou que JHC fosse prefeito de Maceió para esse momento acontecer e as pessoas saberem que somos todos verdadeiramente iguais e merecemos todos o mesmo respeito”, declarou.

Acessibilidade e possibilidades

A presidente da Associação de Cegos de Alagoas, Cícera Oliveira da Cruz falou da emoção e disse que o momento vivido por eles é de acessibilidade e possibilidades. “Possibilidades para as pessoas com deficiência usufruírem do mesmo direito”, ela disse, ao citar como destaque as acessibilidades comunicacional e atitudinal.

“É a comunicação que faz com que as pessoas se sintam iguais. O lançamento do cartão de vacina em braile é um ganho muito importante para as pessoas com deficiência. Muitas vezes nós ouvimos em outros meios de comunicação, mas não sabemos como escrevemos e através do braile melhoramos a nossa linguagem”, explicou, ao dizer que acessibilidade atitudinal se trata de gestão.

“O prefeito JHC entendeu os valores, o significado que é uma pessoa com deficiência visual e outras deficiências”, completou Cícera.

Diretora da Escola de Cegos Cyro Accioly, Gedalva da Silva Santos agradeceu ao prefeito e disse que esse é um marco histórico. “O braile é um sistema de leitura e escrita para as pessoas com deficiência visual desde pequenininho. Claro que nós temos as tecnologias digitais que ajudam muito na questão da acessibilidade comunicacional, mas o braile é e sempre será o meio pelo qual a criança cega lê e aprende, mesmo que depois venha a utilizar os meios digitais. Então, o braile é a base”, ela informou, ao dizer que “o que a Prefeitura de Maceió está fazendo é a inclusão social”.

Sobre o cartão

Inicialmente, serão distribuídos dois mil cartões de vacinação e toda a comunidade de cegos da capital será atendida. A Prefeitura de Maceió já disponibiliza tradutores de libras para atuarem na vacinação e, a partir da próxima semana, haverá também a opção de solicitar um tradutor de libras para o agendamento da vacinação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo