Implodidos prédios da antiga Universidade Gama Filho para dar lugar ao Parque Piedade, projeto de revitalização na zona norte do Rio de Janeiro

Na manhã deste domingo (5), quatro prédios da antiga Universidade Gama Filho, localizada em Piedade, zona norte do Rio de Janeiro, foram implodidos. O campus, que estava abandonado desde 2014 após a falência da instituição, será transformado no Parque Piedade, uma área de lazer com aproximadamente 18 mil metros quadrados.

O novo parque faz parte dos planos de revitalização da região e conta com um investimento de R$ 58 milhões da prefeitura carioca. O projeto tem previsão de ser concluído em 15 meses e o valor pago pelas desapropriações foi de R$ 54 milhões.

O Projeto Parque Piedade inclui um espaço destinado a feiras e eventos, com uma horta urbana, parcão, academia e campo de futebol. Além disso, estão previstas uma pista de skate, parque infantil, área para jovens com aparelhos de ginástica e um parque aquático com cachoeira artificial.

Uma parte do antigo terreno ocupado pela Gama Filho será utilizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), que irá construir um centro cultural, esportivo e educacional.

A Rua da Capela, onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Piedade, tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) em 1996, devido à sua importância arquitetônica, histórica e cultural, também receberá melhorias de urbanização.

O prefeito Eduardo Paes ressaltou que a experiência bem-sucedida do Parque Madureira serviu como referência para a criação do Parque Piedade. Segundo ele, o Parque Madureira valorizou os imóveis ao redor e tirou um ponto de degradação. O prefeito também mencionou a importância de trazer mais áreas de lazer para a região norte do Rio de Janeiro.

Para realizar a implosão dos prédios, foram realizados quatro toques de sirene que determinaram o bloqueio total das vias, a inspeção final da área evacuada, o toque de atenção e o aviso. A implosão ocorreu às 7h e por volta das 7h30, a área foi liberada, com exceção da Rua Manuel Vitorino, após uma checagem feita por técnicos e engenheiros.

A secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, informou que a demolição dos prédios menores do antigo Colégio Piedade teve início em 5 de setembro para preparar o terreno para a implosão dos quatro prédios. A secretária também destacou que parte dos resíduos será reciclada e utilizada em outras obras da secretaria, e que após a retirada desse material, a construção dos equipamentos do Parque Piedade terá início.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo