Idosos recebem recomendações sobre alimentação saudável durante a terceira idade para melhor qualidade de vida

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) está reforçando a importância de uma alimentação saudável para os idosos. Segundo a nutricionista Isabelle Duarte, que atende na Clínica da Família Dr. José Aprígio Vilela, durante a terceira idade é comum ocorrer uma perda de massa muscular, além da incidência de doenças como osteoporose, diabetes, hipertensão e outras. Portanto, a alimentação é fundamental para repor os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

A recomendação é que os idosos tenham uma alimentação rica em proteínas, como leite, ovos e peixes, e evitem o consumo excessivo de carne vermelha. Além disso, é importante consumir saladas duas vezes ao dia, não apenas no almoço, para ajudar a controlar os níveis de glicose e colesterol. As Clínicas da Família, localizadas no Jacintinho e no Benedito Bentes, em Maceió, oferecem atendimento especializado com nutricionistas para os idosos que precisam de um plano de reeducação alimentar personalizado.

Francisca Ferreira, de 68 anos, é um exemplo de como a mudança na alimentação pode trazer benefícios. Ela mudou drasticamente seus hábitos alimentares, optando por alimentos mais saudáveis como frutas, sucos, e evitando refrigerantes, salsichas, e outros produtos industrializados. A mudança, segundo ela, trouxe mais qualidade de vida.

Isabelle Duarte ressalta que é importante conscientizar os idosos sobre a necessidade de melhorar a qualidade nutricional e adotar modos de preparo dos alimentos que facilitem o consumo. Ela recomenda evitar o excesso de açúcar e sal ao preparar as refeições e preferir temperos naturais e não industrializados. Além disso, a ingestão de água e a prática de atividades físicas são fundamentais para uma vida mais saudável.

Diante disso, a Sesau está reforçando a importância de uma alimentação saudável para os idosos, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida e prevenir o surgimento de doenças comuns na terceira idade. Através do atendimento especializado com nutricionistas, a Secretaria está buscando promover a conscientização sobre a importância de uma alimentação balanceada e seus benefícios para a saúde. A mudança de hábitos alimentares pode trazer inúmeros benefícios para a população idosa, ajudando a evitar doenças e proporcionando uma vida mais saudável e feliz.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo