Hospital Geral Professor Ib Gatto Falcão: referência em atendimentos de urgência e emergência em Rio Largo e região.

O Hospital Geral Professor Ib Gatto Falcão (Hospigaf) é um importante serviço de saúde voltado para atender a população riolarguense e região. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a unidade oferece atendimentos de porta aberta em urgência e emergência geral, obstétrica, clínica médica e pediatria.

Para garantir um atendimento adequado, o Hospigaf conta com o apoio diagnóstico do laboratório de exames complementares, radiologia convencional e eletrocardiograma. Além disso, oferece um serviço de ortopedia de baixa complexidade e é referência em saúde mental.

De acordo com a SES, o hospital está inserido na estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) e é vinculado e mantido pelo Governo do Estado. Os atendimentos na área ambulatorial são referenciados pelas unidades de responsabilidade da Rede Municipal de Saúde de Rio Largo.

Com uma estrutura funcional composta por 95 leitos cadastrados pela SES, o Hospigaf atua em casos de urgência e emergência, desde a baixa complexidade até a alta complexidade. A unidade se caracteriza por estabilizar o paciente, retirando-o do risco de morte e o encaminhando para outros hospitais da Rede Estadual de Saúde, que oferecem assistência em Alta Complexidade, como o Hospital Geral do Estado (HGE) e o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA).

Em casos de menor gravidade, como retirada de pontos cirúrgicos e troca de sonda, os usuários do SUS devem buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vinculadas à Rede Municipal de Saúde de Rio Largo. Isso porque esses procedimentos estão relacionados à Atenção Básica de Saúde e devem ser realizados nos postos de saúde municipais.

Izabelle Lins, diretora administrativa do Hospigaf, destacou que a unidade vem passando por um processo de reestruturação desde 2023. “Estamos trabalhando para ampliar a nossa ala de saúde mental, reabrimos a nossa maternidade para partos normais e cesarianos, além da UCI [Unidade de Cuidados Intermediários] e a Pediatria. Atualmente, atendemos as parturientes que chegam em períodos expulsivos em nossa unidade, acolhendo as mesmas e realizando os partos com uma equipe qualificada em obstetrícia”, afirmou.

Diante desse contexto, o Hospigaf se destaca como um importante ponto de referência em saúde para a população riolarguense e região, garantindo atendimentos de urgência, emergência, obstetrícia, clínica médica, pediatria, ortopedia e saúde mental. Com uma estrutura que engloba diversos serviços e profissionais qualificados, a unidade tem como objetivo oferecer um atendimento de qualidade e humanizado para todos os que buscam cuidados médicos na região.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo