Hospital do Coração Alagoano realiza 480 cirurgias cardíacas em seu primeiro ano de funcionamento, colocando-se entre os mais eficientes do país

 

No discurso durante a sessão plenária desta quarta-feira, 6, o deputado Doutor Wanderley (MDB) apresentou o relatório de atendimentos realizados no Hospital do Coração Alagoano Dr. Adib Jatene neste primeiro ano de seu funcionamento. O parlamentar destacou a importância do hospital no combate às doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte em todo o mundo. Ele ressaltou que a construção da instituição foi iniciada pelo ex-governador Renan Filho e concluída pelo governador Paulo Dantas.

De acordo com o relatório apresentado, o Hospital do Coração Alagoano realizou 480 cirurgias cardíacas em seu primeiro ano de atividades, o que colocou a instituição entre os 30 hospitais mais eficientes do país. O deputado Wanderley, que é um dos médicos mais renomados no campo da cardiologia em Alagoas, comemorou os resultados alcançados. “Foram 190 cirurgias de grande porte, onde é necessário parar o coração, realizar os reparos e depois fazer com que ele volte a bater; 238 implantações de marcapassos; 340 cateterismos cardíacos; angioplastias, entre outros procedimentos”, detalhou o parlamentar.

Ele ainda ressaltou que o Hospital do Coração é uma iniciativa do governo de Alagoas que recebeu o apoio do Parlamento alagoano. Wanderley destacou o compromisso do governo com a vida das pessoas, citando um projeto desenvolvido pela instituição que tem como objetivo atender todos os pacientes com infarto que chegam à rede pública, incluindo Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais regionais, por meio de telemedicina. Nesse projeto, os pacientes recebem o resultado do infarto em apenas 10 minutos, além de receberem orientações sobre como tratar a condição.

Segundo o deputado, quando um infarto é atendido em menos de duas horas em um hospital com a estrutura do Hospital do Coração Alagoano, as chances de morte do paciente são reduzidas a menos de 4%. Em casos em que o atendimento não ocorre dentro desse prazo, a taxa de mortalidade chega a 20%. “E mesmo quando as pessoas sobrevivem, elas ficam com o coração comprometido”, acrescentou Wanderley.

O sucesso do projeto do Hospital do Coração Alagoano chamou a atenção do Ministério da Saúde, que está interessado em replicar a iniciativa em outros estados. O secretário de Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes de Miranda, e o diretor do hospital, Otoni Verissimo, reuniram-se com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para discutir a possibilidade de expandir o projeto. Wanderley afirmou estar muito feliz em ver um projeto de sua iniciativa sendo viabilizado com sucesso.

Os deputados Henrique Chicão (Republicanos) e Flávia Cavalcante (MDB) também elogiaram o trabalho do deputado Wanderley na área da saúde. Chicão agradeceu o empenho do colega em prol da saúde dos alagoanos, e Flávia Cavalcante reforçou o reconhecimento pelo trabalho de Wanderley, acrescentando que a Assembleia Legislativa tem contribuído para salvar vidas por meio dos projetos do governador Paulo Dantas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo