HGE registrou 471 admissões no fim de semana; e 53 atendimentos no Ginásio do Sesi

O Hospital Geral do Estado (HGE) registrou 471 novas admissões durante o último fim de semana, dias 12 e 13 de setembro. Foram 331 casos clínicos, 121 acidentes, 12 agressões, quatro queimados e dois afogados. Na sexta-feira (11), a maior unidade de urgência e emergência de Alagoas notificou mais 295 entradas.

Foram 166 casos clínicos no sábado e 165 no domingo. A grande maioria deles motivados por doenças crônicas e suas complicações, que geralmente exigem atenção de cardiologistas, neurologistas, cirurgiões vasculares, nefrologistas, clínico geral; além de outros profissionais, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, radiologistas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos.

Os acidentes continuam sendo a segunda causa de atendimento no HGE. Foram 86 casuais, 28 no trânsito e sete no trabalho. Entre os resgatados em vias públicas, 12 foram motociclistas, onze decorrentes de colisões, três ciclistas, um capotamento e um pedestre atropelado. Para o gerente do HGE, Paulo Teixeira, esse quantitativo pode ser menor.

“Evitar a combinação de álcool e direção, respeitar as normas no trânsito, não exceder os limites de velocidade, não se distrair durante a condução, usar corretamente os equipamentos de proteção. Os motociclistas também precisam adotar mais hábitos de direção defensiva, temos percebido muitos com práticas que põem seriamente em risco a própria saúde, causando graves consequências físicas, emocionais e econômicas”, pontuou Teixeira.

Também foram assistidas 12 vítimas de agressões, quatro queimados e dois afogados. Esses últimos foram resgatados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na praia de Cruz das Almas. Ambos estão internados na Área Vermelha Clínica, mas Wellington da Silva Bezerra apresenta quadro clínico considerado grave.

Covid-19 – No sábado e domingo, a Central de Triagem no Ginásio do Sesi registrou 53 atendimentos, sendo que 45 apresentaram perfil para o teste rápido e seis confirmaram o contágio com o novo coronavírus. E, de acordo com o relatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), 15% dos leitos intermediários exclusivos para os pacientes infectados no HGE estiveram ocupados.

Sexta-feira – No último dia 11, 295 novos atendimentos foram realizados no HGE e outros 58 na Central de Triagem. Foram 220 casos clínicos, 68 acidentes, quatro agressões, dois feridos por queimadura e um afogamento. Entre os 45 submetidos ao teste rápido no Ginásio do Sesi, três confirmaram o contato com o vírus.

Outros dados – Nos três dias, o hospital concedeu 522 liberações para continuidade dos cuidados em domicílio, podendo receber acompanhamento da Atenção Primária, 195 internações, 73 transferências e 59 cirurgias.




Botão Voltar ao topo