Hemoal faz coleta de sangue na Gruta, em Maceió, nesta quarta-feira (9)

Com apenas 39,6% do estoque de sangue necessário, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidade Maceió, promove coleta de sangue na Clínica CID Saúde, situada no estacionamento do Supermercado Big Bompreço da Gruta de Lourdes. A ação acontece nesta quarta-feira (9), das 9h às 16h e tem como propósito estabilizar o estoque do órgão, que dispõe de 119 bolsas de sangue, mas deveria dispor de, no mínimo, 300.

Por meio da coleta externa, serão captadas bolsas de sangue para atender a população de 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, formada pela capital alagoana e pelas cidades dos Litorais Norte e Sul, da Zona da Mata e parte do Vale do Paraíba.

Com a iniciativa, o Hemoal Maceió facilita o acesso dos voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue e não podem se deslocar até a sede do hemocentro, situada na Rua Drº Jorge de Lima, no bairro Trapiche.

Pré-requisitos – Para se candidatar à doação de sangue, além de peso igual ou superior a 50 kg e idade entre 16 e 69 anos, o voluntário deve estar usando máscara e portando um documento de identificação com foto. Caso seja menor de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais, além de portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis. Para repetir o ato, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, ficam impossibilitadas permanentemente. Quanto aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias contados após a recuperação. Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da Covid-19, podem realizar a doação.




Botão Voltar ao topo