Guerra de preços e baixa demanda levam as vendas de veículos na China a uma queda acentuada em fevereiro.

As vendas de veículos na China tiveram uma queda significativa no mês de fevereiro, refletindo uma demanda mais fraca durante o feriado do Ano Novo Lunar e o aumento da concorrência no maior mercado automotivo do mundo. De acordo com dados divulgados pela Associação de Automóveis de Passageiros da China (CPCA), as vendas no varejo de automóveis de passageiros totalizaram 1,095 milhão de unidades, uma redução de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior e uma queda de 46% em relação a janeiro.

A associação apontou que esse declínio acentuado pode ser atribuído à menor demanda antes do feriado do Ano Novo Lunar, com alguns consumidores antecipando suas compras para o início do ano. Além disso, a intensificação da competição no mercado automotivo chinês também foi apontada como um fator que contribuiu para essa queda nas vendas.

No segmento de carros de nova energia, que incluem veículos elétricos e híbridos, as vendas registraram uma redução de 12%, totalizando 388 mil unidades. A Tesla, por exemplo, entregou 60.365 veículos fabricados em sua fábrica em Xangai em fevereiro, o menor valor mensal desde o final de 2022.

Já no que diz respeito às exportações de veículos de nova energia, houve um leve aumento de 0,1%, atingindo 79 mil unidades, mas com uma queda de 20% em relação ao mês anterior. A Tesla também registrou uma redução nas exportações, com 30.224 carros fabricados na China sendo enviados para o exterior em fevereiro, uma queda de 4,25% em relação a janeiro.

Por outro lado, as exportações de automóveis de passageiros da China apresentaram um aumento de 18% em relação a fevereiro do ano anterior, totalizando 298 mil unidades. A CPCA projeta um aumento significativo na produção e nas vendas para o mês de março, com a expectativa de que muitas montadoras lancem novos produtos após o feriado do Ano Novo Lunar. Além disso, medidas governamentais para impulsionar o consumo e reduzir os custos das matérias-primas para baterias de veículos elétricos também devem contribuir para o desempenho do setor neste próximo mês.

Dessa forma, mesmo diante das dificuldades enfrentadas em fevereiro, a perspectiva para o mercado automotivo na China para os próximos meses é de recuperação e crescimento.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo