Guarda costeira chinesa tenta bloquear navio filipino em disputa por recife no Mar do Sul da China, segundo incidente em duas semanas.

No último domingo, as Filipinas fizeram uma grave acusação contra a guarda costeira chinesa, alegando que tentaram bloquear um navio do governo que estava transportando suprimentos para pescadores. Esse foi o segundo incidente em duas semanas próximo a um recife disputado pelos dois países. O navio BRP Datu Sanday estava levando combustível para os pescadores no Atol de Scarborough quando foi abordado por um navio da guarda costeira chinesa e outros três navios chineses em 22 de fevereiro, de acordo com informações da guarda costeira filipina.

Segundo um relatório de incidente, três dos navios chineses chegaram a menos de 100 metros da proa do Datu Sanday e realizaram algumas manobras consideradas perigosas, incluindo um bloqueio do transponder da embarcação. Apesar disso, o capitão do BRP Datu Sanday conseguiu mostrar sua excelente habilidade náutica e escapar das tentativas de bloqueio, conforme relatado pelo comodoro Jay Tarriela, porta-voz da Guarda Costeira filipina para assuntos do Mar do Sul da China.

Este não foi um incidente isolado, já que há uma semana a guarda costeira filipina denunciou que o navio BRP Datu Tamblot também enfrentou uma situação semelhante na mesma área. O Atol de Scarborough, palco desse conflito, é uma cadeia triangular de recifes e pedras que tem sido motivo de disputa entre os dois países desde que a China o tomou das Filipinas em 2012.

A tensão no Mar do Sul da China permanece alta, com o governo filipino fortalecendo sua posição e denunciando ações agressivas da China na região. Os incidentes recentes são um reflexo da complexa situação geopolítica envolvendo as Filipinas e a China, com ambos os países reivindicando direitos sobre áreas disputadas. A comunidade internacional tem acompanhado de perto esses conflitos, preocupada com a possibilidade de um conflito armado na região.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo