Segundo um relatório de incidente, três dos navios chineses chegaram a menos de 100 metros da proa do Datu Sanday e realizaram algumas manobras consideradas perigosas, incluindo um bloqueio do transponder da embarcação. Apesar disso, o capitão do BRP Datu Sanday conseguiu mostrar sua excelente habilidade náutica e escapar das tentativas de bloqueio, conforme relatado pelo comodoro Jay Tarriela, porta-voz da Guarda Costeira filipina para assuntos do Mar do Sul da China.
Este não foi um incidente isolado, já que há uma semana a guarda costeira filipina denunciou que o navio BRP Datu Tamblot também enfrentou uma situação semelhante na mesma área. O Atol de Scarborough, palco desse conflito, é uma cadeia triangular de recifes e pedras que tem sido motivo de disputa entre os dois países desde que a China o tomou das Filipinas em 2012.
A tensão no Mar do Sul da China permanece alta, com o governo filipino fortalecendo sua posição e denunciando ações agressivas da China na região. Os incidentes recentes são um reflexo da complexa situação geopolítica envolvendo as Filipinas e a China, com ambos os países reivindicando direitos sobre áreas disputadas. A comunidade internacional tem acompanhado de perto esses conflitos, preocupada com a possibilidade de um conflito armado na região.