Guarda civil é ferido e suspeitos de tráfico são presos na Cracolândia

Guarda civil é ferido e suspeitos de tráfico são presos na Cracolândia

Uma confusão envolvento policiais militares, guardas-civis metropolitanos e usuários na chamada Nova Cracolândia, na Praça Princesa Isabel, no Centro de São Paulo, terminou com uma pessoa ferida na tarde quarta-feira (14), de acordo com a Polícia Militar. Segundo o SP2, a vítima foi um guarda-civil metropolitano que ficou gravemente ferido. Dois suspeitos de tráfico foram detidos.

Informações iniciais indicavam que uma pessoa tinha sido baleada e que guardas-civis a socorreram e levaram para a Santa Casa. Após o fim da ação, porém, não havia confirmação do baleado, diz o G1.

A confusão ocorreu três dias após outra ação no local que terminou com duas pessoas detidas no último domingo (11) e apreendeu drogas e dinheiro. Em maio, uma megaoperação prendeu 53 pessoas na região da rua Helvétia com a Alameda Dinho Bueno. Desde então, usuários de drogas passaram a ocupar Praça Princesa Isabel. A ação policial é parte do programa da Prefeitura para recuperar a região da Luz, e inclui a demolição de edifícios e a abordagem a usuários para que façam tratamento.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que “cerca de 200 homens da PM” participaram de ação intitulada Batalhão Ômega para “coibir roubos e furtos em regiões da capital, incluindo o Centro, e Grande São Paulo”.

“Com relação ao tumulto na Praça Princesa Isabel, a PM reforçou o policiamento no entorno após movimentação de usuários de drogas nesta tarde. Um ônibus foi depredado e o motorista compareceu ao 77º DP para registrar a ocorrência. A unidade também registra ocorrência de envolvimento com drogas de um maior e um adolescente.”

Tumulto

A confusão desta quarta-feira ocorreu após a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana intensificarem a ação no local. Segundo pessoas que trabalham na região, policiais e guardas civis estavam fazendo limpeza e removendo pertences de usuários de drogas desde esta manhã. A PM informou que houve a intensificação de efetivo no início da tarde.

De acordo com uma testemunha, no momento em que uma pessoa foi retirada por policiais do “fluxo”, local de consumo e venda drogas, usuários se movimentaram e seguraram um guarda municipal. A testemunha disse, ainda, que durante o tumulto a polícia quebrou o portão da tenda que recebe usuários de drogas e disparou balas de borracha. Além disso, policiais teriam agredido usuários.

Após o tumulto, houve nova confusão na tenda de acolhimento de usuários, na Rua Helvétia, na antiga Cracolândia.

14/06/2017

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *