Grupo de brasileiros e palestinos aguarda autorização para deixar Faixa de Gaza e ser resgatado em avião da Presidência

Segundo informações divulgadas pelo Palácio do Planalto neste domingo, 15, um grupo de 32 pessoas, sendo 22 brasileiros e 10 palestinos, permanece abrigado nas cidades de Rafah e Khan Yunis, em Gaza, aguardando autorização para cruzar a fronteira com o Egito. O governo brasileiro havia informado anteriormente que eram 28 pessoas, porém, o número foi atualizado.

Dentre os palestinos, sete possuem visto temporário ou autorização de residência no Brasil e três são parentes próximos dos brasileiros. Entre os 32 abrigados, há 17 crianças, nove mulheres e seis homens.

O avião da Presidência da República, que será responsável pelo resgate do grupo, já está em Roma, Itália, desde a última sexta-feira, aguardando a liberação do governo egípcio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, no sábado, 14, para solicitar apoio na retirada dos brasileiros. Na ligação, Lula explicou que assim que os brasileiros cruzarem a fronteira de Rafah, serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito até o aeroporto de Arish, onde embarcarão imediatamente em uma aeronave da Força Aérea Brasileira com destino ao Brasil.

O Palácio do Planalto destacou que o presidente Lula também reforçou a importância de criar um corredor humanitário para a saída de estrangeiros que desejem retornar a seus países. A situação na Faixa de Gaza tem se agravado nos últimos dias, com os constantes ataques entre Israel e o grupo Hamas. A retirada dos brasileiros segue sendo tratada como uma prioridade pelo governo brasileiro, que busca evitar possíveis riscos à integridade física dos cidadãos brasileiros abrigados na região.

Embora as autoridades brasileiras não tenham divulgado a fonte das informações, a preocupação em atualizar a população sobre a situação e o esforço do governo em resgatar os compatriotas são indiscutíveis. Agora, resta aguardar a liberação do governo egípcio para que o avião presidencial possa retornar ao Brasil com os brasileiros e palestinos que desejam deixar a Faixa de Gaza.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo