Governo de Alagoas inaugura sala inclusiva para atender crianças com deficiências na emissão da Carteira de Identidade Nacional.

Nesta segunda-feira (25), o Governo de Alagoas inaugurou uma sala inclusiva e exclusiva de atendimento para crianças com deficiências (PcDs) na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O objetivo desse espaço é proporcionar um atendimento humanizado e acolhedor para esse público infantil e seus familiares, contando com uma sala lúdica e funcionários capacitados.

Localizada na Central de atendimento do Já!, no Maceió Shopping, a unidade é fruto de uma parceria inédita entre o Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas, as Secretarias de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e da Primeira Infância (Secria).

Segundo o superintendente do Instituto, Erik Silveira, a ideia dessa iniciativa surgiu da necessidade de oferecer um ambiente agradável para atender crianças com deficiências de diversas naturezas. A parceria com as secretarias envolvidas foi fundamental para tornar esse projeto uma realidade, visando evitar desconfortos durante o atendimento.

“Percebemos a dificuldade em receber crianças com autismo, por exemplo, em ambientes barulhentos que as deixavam agitadas. Por isso, criamos uma sala confortável e acessível para que elas se sintam familiarizadas. Essa é a primeira sala exclusiva para pessoas com deficiências no estado, com atendentes treinados especificamente para esse público infantil”, explicou Erik.

Com base em um estudo, a sala foi projetada em um local tranquilo e acolhedor, afastado dos demais guichês da Central, onde são oferecidos outros serviços à população. Além disso, foi implementado um sistema de agendamento eletrônico no site da Seplag, destinado exclusivamente às PcDs infantis, com 15 vagas disponíveis por dia, de segunda a sexta-feira.

Para o atendimento presencial, os pais ou responsáveis precisam apresentar a certidão de nascimento, o CPF da criança e obrigatoriamente um laudo médico. Essa iniciativa inovadora visa tornar mais acessível e acolhedor o processo de emissão da Carteira de Identidade para as crianças com deficiências em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo