Governo anuncia implantação de três novas unidades do Instituto Federal de Alagoas em municípios do estado.

O estado de Alagoas está prestes a receber investimentos significativos na área da educação, com a implantação de mais três novas unidades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A notícia foi anunciada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, durante uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta terça-feira (12). Os municípios contemplados com as novas unidades serão Maceió, Girau do Ponciano e Mata Grande.

Atualmente, o Ifal já atende quase 24 mil alunos em seus 16 campi espalhados por 15 municípios alagoanos. Além disso, em parceria com o Governo de Alagoas, o Instituto já possui quatro projetos em andamento, como o Campus Batalha, os Campi Rio Largo e Santana do Ipanema, e o projeto no bairro do Benedito Bentes, em Maceió.

Durante o evento, o presidente Lula afirmou o compromisso do governo em construir mil Institutos Federais em todo o país, destacando a importância do investimento na educação para o desenvolvimento do Brasil. Ele também anunciou o Programa Pé de Meia, inspirado no Programa Escola 10 de Alagoas, que irá incentivar os estudantes do Ensino Médio a permanecerem na escola e realizarem o sonho de ingressar na faculdade.

O ministro Camilo Santana ressaltou que o governo federal destinará cerca de R$ 3,9 bilhões para investimentos nos Institutos Federais, dos quais R$ 2,5 bilhões serão destinados à expansão da rede. Ele destacou a importância da reconstrução de políticas públicas na área da educação, promovida pelo presidente Lula, como o reajuste da merenda escolar, a recomposição orçamentária das universidades e institutos federais, e o estabelecimento do regime de colaboração entre estados, municípios e União na educação.

Com esses investimentos e a expansão da rede de Institutos Federais, Alagoas dará mais um passo em direção à melhoria da qualidade da educação e formação profissional de seus cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento do estado e do país como um todo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo