Gás Natural Veicular: O combustível amigo do meio ambiente e a escolha sustentável para a mobilidade urbana

O Gás Natural Veicular (GNV) tem se tornado cada vez mais popular entre os motoristas que buscam uma alternativa mais sustentável e econômica de abastecimento para seus veículos. Dentre os diversos benefícios, o GNV é conhecido por ser um combustível “amigo” do meio ambiente, tanto na produção quanto no uso.

Composto por hidrogênio e carbono, o GNV é uma fonte de energia fóssil que reduz a produção de CO², o que o torna menos poluente se comparado com outros combustíveis. Essa característica lhe confere o título de combustível “limpo”, o que faz com que os veículos movidos a GNV sejam mais sustentáveis em sua produção e utilização.

Além disso, a tecnologia atual do GNV é baseada em motores de ignição por faísca, o que também contribui para a redução de ruído e vibrações nos veículos. Segundo Fabio Sousa, gerente comercial da Algás, em Alagoas existem cerca de 25 mil usuários de GNV, representando cerca de 6% da frota de veículos leves.

Entre os benefícios que o GNV oferece estão a diminuição da chance de corrosão e ocorrência de danos às peças, eficiência energética que leva a economia na quilometragem, sistema sempre limpo e desconto no IPVA. A tecnologia usada em veículos a gás natural é confiável e quando feita em convertedoras homologadas, é uma opção vantajosa para os motoristas.

Além disso, o GNC (Gás Natural Comprimido) a uma pressão de 250 bar, é vantajoso para indústrias e plantas de processamento localizadas longe dos gasodutos tradicionais, ajudando a fomentar novos mercados e demandas pelo gás natural. O GNC também é usado no Brasil, assim como em diversos países de todo o mundo, como combustível para a frota automotiva.

Diante disso, a popularidade do GNV continua a crescer devido aos benefícios econômicos e ambientais que oferece. Com uma demanda cada vez maior por alternativas sustentáveis, o Gás Natural Veicular tem se firmado como uma opção viável e vantajosa para os motoristas que desejam contribuir para a preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, economizar nos gastos com combustível.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo