Fundepes avança no desenvolvimento de projeto para irrigação agroecológica no sertão

 

Fonte: reprodução

 

Mais tratativas estão sendo desenvolvidas para a execução do projeto Módulo Irrigado de Produção e Aprendizagem (MIPAS) no sertão alagoano. A iniciativa é uma ação da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Seagri/AL) e tem o prazo para execução em outubro de 2022.

“Estamos focados na execução do projeto para beneficiar aos pequenos produtores que esperam por esse sistema de irrigação. São técnicos que serão capacitados em vários cursos disponibilizados pelo projeto”, afirmou o presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley.

Serão realizados cinco módulos de capacitação no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, no município de Piranhas, voltados para técnicos e prefeituras alagoanas, com turmas de 20 pessoas e carga horária de 40 horas. Além disso, mais 20 cursos de capacitação voltados para os agricultores familiares, contemplados no projeto, com turmas de 20 pessoas e carga horária de 40 horas.

Esse instrumento de produção e aprendizagem permite que a assessoria técnica trabalhe, junto às famílias, todos os conceitos de montagem e manejo do sistema de irrigação, manejo da fertilidade dos solos, manejo ecológico de insetos-praga e manejo dos diversos cultivos, chegando até a gestão da produção e comercialização nas feiras agroecológicas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo