FPI flagra desmatamento na caatinga em São José da Tapera, AL

Fiscais da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), flagraram pouco mais de dois hectares de área da caatinga desmatados em uma propriedade rural em São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, nesta quarta-feira (14). A área é o equivalente a quase 3 campos de futebol.

Segundo os fiscais da FPI do Rio São Francisco, o dono da propriedade ainda não foi localizado. A equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em Alagoas tenta identificá-lo para autuar o proprietário em R$ 4,5 mil, também em razão do uso de fogo para destruir a vegetação.

O analista ambiental do grupo de controle de desmatamento do Ibama, Roberto Dantas, disse que o desmatamento também teria como objetivo a plantação de palma, planta que, devido à forte estiagem, é muito utilizada para alimentar o gado na região sertaneja.

A equipe do Ibama registrou também que a área não consta como de preservação ambiental. Contudo, o proprietário precisaria de duas autorizações, sendo uma para suprimir a vegetação e outra para uso do fogo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo