Falecimento da professora Aurelina Palmeira de Melo: um legado eternizado na Educação alagoana

A Educação de Alagoas se despediu nesta sexta-feira (2) da professora Aurelina Palmeira de Melo, que faleceu aos 93 anos, em Maceió, deixando um legado na formação e educação de gerações de alagoanos. Natural do município sertanejo de Olho d’Água das Flores, ela percebeu, desde cedo, sua vocação para o magistério e, aos 15 anos, foi estudar no Colégio Normal Cristo Redentor, em Palmeira dos Índios. Ao voltar para sua cidade e perceber a carência de professoras na comunidade, resolveu dar aulas para as crianças em sua casa.

Aurelina foi formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pós-graduada em Tecnologia na Educação. Ela ocupou diversas funções, entre elas, foi professora de Didática Geral, Supervisora Educacional e Assessora Social da Fundação João Paulo II em Maceió. Além disso, foi escritora e seu nome é citado no livro “Dicionário Mulheres de Alagoas”.

Como forma de homenagem, a professora deu nome ao antigo Grupo Escolar Presidente John Fitzgerald Kennedy, na Praça Padre Cícero, no bairro do Vergel do Lago, e também à Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo, localizada no bairro da Baixa Maceió. Sempre manteve uma relação muito próxima e cheia de carinho pela escola, visitava-a regularmente e prestigiava sua banda fanfarra nos desfiles cívicos estudantis da Emancipação de Alagoas.

Autoridades, educadores e ex-alunos da Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo falaram da importância da professora e do seu legado para a Educação alagoana, ressaltando a dedicação da educadora e sua influência na formação de gerações de jovens. A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, afirmou que a trajetória da professora orgulha todas as mulheres alagoanas e que seu legado está eternizado em uma das escolas da rede estadual de ensino.

A superintendente de Rede da Secretaria de Estado da Educação, Dileusa Costa, lembrou com carinho da educadora, destacando que ela encantava a todos pela sua simpatia e gentileza. Já a titular da 1ª Gerência Especial da Educação, Anne Kelly Ferreira, ressaltou o afeto que a educadora nutria pela escola e a importância de seu legado para a educação alagoana.

Atual diretor da Escola Estadual Aurelina Palmeira, Douglas Lopes, destacou a relação próxima que a professora tinha com a escola, ressaltando que ela era uma mulher forte e um espelho para muitos que passaram e passam pela instituição de ensino.

Ex-estudantes da instituição de ensino, as jornalistas Géssika Costa e Karyne Gomes também destacaram a importância da patrona da escola onde se formaram, ressaltando a influência de Aurelina Palmeira em suas vidas e o legado que ela deixou por meio da educação.

A professora Aurelina Palmeira de Melo é um exemplo de dedicação à educação, deixando um legado que continuará a inspirar gerações futuras de alagoanos. Sua contribuição para a formação de jovens e para o desenvolvimento da educação em Alagoas será sempre lembrada e reconhecida.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo