Expedição Científica do Baixo São Francisco conta com a participação inédita do IBGE, levando educação e cidadania às comunidades ribeirinhas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez sua estreia na 6ª Expedição Científica do Baixo São Francisco, contribuindo com os trabalhos dos pesquisadores e levando conhecimento e cidadania às comunidades ribeirinhas da região.

Uma das ações do IBGE durante a expedição é a doação de livros, que serão entregues às Secretarias Municipais de Educação. Aproximadamente dois mil livros, incluindo atlas escolares, edições do estudo “Perfil Socioeconômico Municipal e Aspectos Geoambientais do Baixo São Francisco 2023” e mapas detalhados da região, serão doados. Esses materiais têm a finalidade de enriquecer o conhecimento dos estudantes, além de proporcionar recursos valiosos para os professores.

Para o técnico de ciências da Secretaria de Educação do município de Traipu, Pedro Henrique Lira, a contribuição do IBGE é extremamente relevante. Ele ressalta que esse material é importante para que os estudantes possam conhecer a sua realidade e para os professores é um recurso valioso que permite o trabalho de forma dinâmica e com novas ideias.

Além da doação dos livros, o IBGE também está promovendo apresentações sobre a plataforma educativa IBGE Educa para os estudantes do ensino fundamental das cidades por onde passa a Expedição. Essa plataforma, originalmente planejada para funcionar de forma online, foi adaptada para funcionar offline, atendendo assim, comunidades sem conexão.

As apresentações são comandadas pelos servidores Silvânia Vila Nova, do IBGE de Alagoas, e Vinicius Andrade, de Sergipe, que estão embarcados na Expedição. Com momentos lúdicos e brincadeiras interativas, os alunos têm a oportunidade de aprender dados atualizados do Censo 2022 e outras informações relacionadas à região onde vivem.

Ao fim das apresentações, tanto os professores quanto os estudantes recebem kits com materiais produzidos pelo IBGE, como icosaedros e folder-mapas, como forma de incentivar a continuidade do aprendizado fora do ambiente escolar.

A importância dessas ações foi evidenciada quando um servidor do IBGE foi abordado por três crianças, que demonstraram interesse e conhecimento sobre o trabalho do Instituto.

A 6ª Expedição Científica do Baixo São Francisco ocorre até o dia 30 de novembro, percorrendo diversas cidades da região. A população pode acompanhar as atividades pelos principais meios de comunicação e também participar das atividades em sua cidade, seguindo o itinerário divulgado pela expedição.

Com ações como essa, o IBGE reforça seu compromisso com a educação e o desenvolvimento das comunidades brasileiras, levando conhecimento e cidadania por meio de suas iniciativas educativas e de pesquisa.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo