Ex-rei das criptomoedas é condenado por fraudes e desvio de bilhões em caso que afeta o mercado de criptoativos.

O ex-rei da criptomoeda, Sam Bankman-Fried, enfrentou um julgamento de um mês e, finalmente, foi considerado culpado por seu papel no colapso da corretora FTX. Além de acusações de lavagem de dinheiro e conspiração, ele também é acusado de roubar até US$ 10 bilhões de clientes para financiar contribuições políticas, investimentos de capital de risco e outros gastos extravagantes.

A falência da FTX foi um evento devastador para o mercado das criptomoedas. Durante o processo de falência, Bankman-Fried sofreu uma grande perda financeira. Com um patrimônio líquido estimado em US$ 15 bilhões, ele perdeu 94% desse valor em um único dia, devido à corrida aos ativos da FTX.

Bankman-Fried, que tinha apenas 31 anos na época, era considerado uma figura promissora no mercado dos criptoativos. Conhecido como “o menino-prodígio da criptomoeda”, ele ascendeu rapidamente de trader para CEO em apenas dois anos. Antes de fundar a FTX, ele trabalhou como trader na Jane Street Capital e, em 2017, iniciou seu próprio fundo de hedge de criptomoedas chamado Alameda Research.

Em seu depoimento durante o julgamento, Bankman-Fried confessou que inicialmente pretendia vender rapidamente a FTX para a corretora de criptomoedas Binance, pois não conseguia atrair clientes. Ele admitiu ter entendimento limitado sobre criptoativos e afirmou que sabia apenas que eram coisas com as quais ele poderia negociar.

Além de suas atividades no mercado de criptomoedas, Bankman-Fried também se envolveu na política e no mundo dos esportes. Ele doou milhões de dólares para campanhas e comitês políticos, tornando-se um dos maiores contribuintes do Partido Democrata. Ele também fez lobby pela regulamentação da indústria das criptomoedas. O ex-magnata investiu milhões para renomear a arena do Miami Heat, um time de basquete famoso nos Estados Unidos, como “FTX Arena”. Ele também contratou ex-atletas renomados para promoverem a troca de criptomoedas por meio de comerciais da FTX.

A falência da FTX teve um efeito cascata prejudicial na indústria das criptomoedas. Outras corretoras e empresas do setor, como Gemini e BlockFi, também enfrentaram dificuldades financeiras. Até mesmo grandes empresas como Coinbase e Binance tiveram que realizar demissões significativas.

Em suma, a condenação de Sam Bankman-Fried por seu papel no colapso da FTX marca o fim de uma era para o ex-rei da criptomoeda. Sua ascensão meteórica no mercado das criptomoedas foi seguida por um rápido declínio, deixando um rastro de consequências financeiras negativas para a indústria.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo