Ex-primeiro-ministro Alexander Stubb vence primeiro turno e enfrentará vice-ministro Haavisto em segundo turno das eleições presidenciais na Finlândia.

Neste domingo, 28, o ex-primeiro-ministro Alexander Stubb saiu vitorioso no primeiro turno das eleições presidenciais na Finlândia. Com 99,8% dos votos já apurados, Stubb conseguiu 27,2% dos votos, enquanto o vice-ministro das Relações Exteriores, Pekka Haavisto, obteve 25,8%. Com essa distribuição dos votos, ambos os candidatos avançarão para um segundo turno, que está marcado para o próximo mês.

As eleições presidenciais na Finlândia têm se centrado no papel do país como linha de frente da OTAN em relação à Rússia, bem como na situação de segurança na Europa. Essas questões têm polarizado o eleitorado finlandês, e os resultados do primeiro turno refletem a divisão de opiniões no país.

Além de Stubb e Haavisto, outros candidatos também participaram das eleições. O Presidente do Parlamento na Finlândia, Jussi Halla-aho, conquistou 19% dos votos, enquanto o governador do Banco da Finlândia, Olli Rehn, obteve 15,3% de apoio. A confirmação oficial dos resultados do primeiro turno está prevista para terça-feira, mas já é certo que nenhum dos candidatos alcançou a maioria necessária para vencer no primeiro turno.

Com isso, a disputa presidencial finlandesa será decidida em um segundo turno, que está agendado para o dia 11 de fevereiro. Tanto Stubb quanto Haavisto terão mais algumas semanas para apresentar suas propostas e convencer os eleitores a lhes conferir o lugar mais alto no país.

As eleições presidenciais na Finlândia têm chamado a atenção não apenas dos cidadãos finlandeses, mas também de observadores internacionais, devido ao contexto geopolítico europeu e à importância estratégica da Finlândia. Com o segundo turno se aproximando, a campanha eleitoral entrará em uma nova fase, e as atenções se voltarão para os debates e propostas dos dois candidatos que buscam assumir a presidência do país nórdico.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo