Estudo da Universidade de Toronto destaca os grandes benefícios na expectativa de vida para quem para de fumar

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Toronto revelou os grandes benefícios na expectativa de vida para aqueles que decidem abandonar o hábito de fumar. De acordo com a pesquisa, publicada no NEJM Evidence, os fumantes que param antes dos 40 anos podem esperar viver quase tanto quanto aqueles que nunca fumaram. Além disso, aqueles que param de fumar em qualquer idade retornam perto da sobrevivência de nunca terem fumado 10 anos após o abandono do tabagismo, com metade desse benefício ocorrendo em apenas três anos.

O diretor executivo do Centro de Pesquisa em Saúde Global da Universidade de Toronto, Prabhat Jha, ressaltou a eficácia de parar de fumar na redução do risco de morte, destacando que as pessoas podem colher esses frutos de forma notavelmente rápida. O estudo incluiu 1,5 milhão de adultos em quatro países e acompanhou os participantes ao longo de 15 anos. A pesquisa constatou que fumantes com idades entre 40 e 79 anos corriam um risco quase três vezes maior de morrer em comparação aos que nunca fumaram, o que resultava em uma perda média de 12 a 13 anos de vida.

Por outro lado, os ex-fumantes observados no estudo reduziram o risco de morte em 30% em comparação aos que nunca fumaram. Jha enfatizou que muitas pessoas acreditam que é tarde demais para parar de fumar, especialmente na meia-idade, no entanto, os resultados do estudo contrariam essa linha de pensamento. Segundo ele, nunca é tarde demais para parar, o impacto é rápido e é possível reduzir o risco das principais doenças, o que significa uma vida mais longa e melhor.

Além disso, os pesquisadores descobriram que parar de fumar reduz o risco de morte por doenças vasculares, câncer e doenças respiratórias. Diante disso, o estudo reforçou a importância de abandonar o hábito do tabagismo para garantir uma vida mais longa e com melhor qualidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo