Estudantes se entretêm com sessão de filmes durante tarde de lazer.

Na última quinta-feira (24), o Centro Cultural Arte Pajuçara realizou uma atividade lúdica e inclusiva para cerca de 150 crianças, que assistiram ao filme “Brichos 3: Megavirus”. A iniciativa faz parte da programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc).

A intenção da atividade foi evidenciar a importância de incluir os alunos no planejamento de atividades enriquecedoras tanto para a sua formação, quanto para os demais estudantes. A técnica da Semed, Keila Fragoso, explicou que a intenção era promover a interação entre os estudantes e fazê-los se sentirem valorizados.

A experiência foi especialmente significativa para Samuel Frazão, um estudante de 11 anos da Escola Municipal Higino Belo, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sua mãe, Andreia Frazão, contou que ele ficou empolgado em participar de uma atividade fora da escola, principalmente porque teve acesso a abafadores de ouvido para diminuir o barulho externo.

É importante para Samuel sair do ambiente familiar e entender mais do mundo ao seu redor. Ele recebe muita informação por ser autista, mas cada experiência é muito importante para o seu desenvolvimento. O uso dos fones abafadores de ouvido permitiu que ele regulasse os ruídos ao seu redor e aproveitasse a experiência, comemorou a mãe do estudante.

A sessão de cinema inclusiva garantiu a participação de alunos com diferentes tipos de deficiência, possibilitando que eles desfrutassem da experiência cinematográfica de forma confortável e acolhedora. A imagem da galeria mostra as crianças aproveitando o momento de lazer, acompanhadas por profissionais capacitados e atentos às suas necessidades.

Essa iniciativa mostra a importância de proporcionar atividades inclusivas às pessoas com deficiência, permitindo que elas se sintam parte ativa da sociedade e tenham acesso a experiências que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal. A parceria entre as secretarias municipais de Educação e Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania demonstra o compromisso da gestão municipal em garantir a igualdade de oportunidades e o respeito aos direitos de todos os cidadãos.

Eventos como esse reforçam a importância da inclusão e incentivam a sociedade a tornar-se mais acessível e acolhedora para todos. É fundamental que essas ações sejam constantes e que todas as esferas da sociedade se engajem nesse processo, promovendo a inclusão em todas as áreas e oferecendo oportunidades iguais para todos os indivíduos, independentemente de suas capacidades.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo