Estudantes da rede pública de Alagoas participam da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2023

No próximo sábado, 18 de março, estudantes da rede pública de Alagoas estarão participando da segunda fase da edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). A prova, que terá duração das 13h às 17h, contará com a participação de 398 estudantes de escolas estaduais, municipais e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Dentre esses, 336 alunos provêm de 49 escolas da rede estadual, totalizando 85% dos classificados para a segunda fase.

Diferentemente da primeira fase, cuja aplicação se deu em apenas quatro polos, nove municípios funcionarão como polo de aplicação das provas da OBFEP. Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Campo Alegre, Jundiá, Mata Grande, Rio Largo e Santana do Mundaú sediarão a aplicação do referido exame. A ampliação do número de polos se dá em função da adesão de um maior número de escolas, visto que, de acordo com a coordenação local da OBFEP, Alagoas contou com a inscrição de 83 escolas, ficando em terceiro lugar no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo e Ceará.

Desse modo, é possível constatar que o interesse pela olimpíada tem crescido consideravelmente no estado, com um número expressivo de escolas e estudantes inscritos. Ao todo, 17.597 estudantes da rede pública de Alagoas foram inscritos na edição 2023 da OBFEP, consolidando o estado como um dos maiores participantes da competição em todo o Brasil. Do total de inscritos, 1.406 estudam no 9º ano do ensino fundamental; 5.869 cursam a 1ª série do ensino médio; 5.400 são da 2ª série; 4.785 pertencem à 3ª série e 137 estão na 4ª série.

Ao comentar a importância do desempenho dos alunos da rede estadual na OBFEP, o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, Ricardo Lisboa, destacou que Alagoas tem mantido uma posição de destaque na competição nos últimos anos. Segundo o professor Samuel Teixeira, do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador estadual da olimpíada, essa participação efetiva das escolas públicas alagoanas contribui para fomentar o interesse dos alunos pela física e proporciona a oportunidade de concorrer a bolsas de iniciação científica.

A OBFEP, promovida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), visa estimular o interesse pela física entre os estudantes da rede pública. As premiações incluem medalhas e a possibilidade de concorrer a bolsas de iniciação científica. Em Alagoas, a olimpíada é organizada pelo Instituto de Física da Ufal, com o apoio da Seduc, Ifal e Secretarias Municipais de Educação. Esta competição tem se mostrado um importante instrumento para o incentivo do ensino de física nas escolas públicas de Alagoas, oferecendo oportunidades de desenvolvimento e crescimento educacional aos estudantes que estão dispostos a se aprofundar no conhecimento científico.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo