Estado de Alagoas entrega medicamento de alto custo para tratamento de Leucemia a família de criança com forma rara da doença

O Governo de Alagoas realizou um ato especial voltado para a saúde da criança ao entregar o medicamento Blinatumomabe aos pais de Maria Cecília Rodrigues, uma criança de 4 anos que desenvolveu a forma rara da Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA). O medicamento, que é um dos mais caros do mundo, foi entregue na sexta-feira (15) na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), localizada no bairro Jaraguá, em Maceió.

A aquisição do medicamento foi feita pela Gerência de Suprimentos da Sesau, após autorização do secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, e determinação do governador Paulo Dantas. Os pais de Maria Cecília Rodrigues receberam o medicamento das mãos dos secretários executivos de Gestão Interna e de Regulação e Gestão, representando o titular da pasta.

O Blinatumomabe atua ativando o sistema imunológico do paciente, permitindo que ele reconheça e ataque as células cancerosas de forma mais eficaz. Destinado ao tratamento de Leucemia Linfoblástica Aguda de linhagem B recidivada ou refratária, o medicamento tem sido uma esperança para casos como o de Maria Cecília, nos quais os tratamentos convencionais não tiveram o efeito desejado.

O secretário de Estado Gustavo Pontes de Miranda ressaltou a importância da força-tarefa realizada pela equipe técnica da Sesau para adquirir o medicamento. Ele destacou que a ação do Governo de Alagoas não apenas representa uma conquista para Maria Cecília e sua família, mas também destaca a importância de políticas públicas voltadas para o acesso a tratamentos de alto custo.

Rosângela Rodrigues, mãe de Maria Cecília, comemorou a entrega do medicamento para a filha e expressou sua gratidão aos responsáveis por garantir o acesso ao medicamento tão vital para a melhoria da saúde dela.

A Leucemia Linfoblástica Aguda é o câncer mais comum na infância e seus sintomas incluem aumento dos gânglios linfáticos, hematomas, febre, dor óssea, sangramento da gengiva e infecções frequentes. Os tratamentos convencionais, como quimioterapia, nem sempre são eficazes, desse modo, alternativas como o Blinatumomabe tornam-se fundamentais.

Diante disso, a aquisição do medicamento Blinatumomabe pelo Governo de Alagoas é uma resposta positiva do Estado, que agiu rapidamente para assegurar o acesso a um tratamento caro e vital para a qualidade de vida de Maria Cecília Rodrigues. A ação destaca o compromisso do governo em garantir a qualidade de vida e o direito à saúde de todos os cidadãos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo