ESPORTE – STJD pune Sport Club de Recife com 8 jogos sem público após ataque a ônibus do Fortaleza; clube terá que pagar multa de R$ 80 mil

O Sport Club de Recife foi punido nesta terça-feira (12) pela Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em primeira instância, após o ataque de torcedores rubro-negros ao ônibus com a delegação do Fortaleza, no último dia 22. A punição inclui a disputa de oito partidas com portões fechados, a restrição da carga de ingressos como visitante e o pagamento de multa no valor de R$ 80 mil, de acordo com o artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Segundo o relator do processo, o auditor Diogo Maia, a punição se deve à gravidade da infração, a extensão do ataque, os meios violentos utilizados e os motivos determinantes da agressão. Além disso, o histórico de condenações anteriores do Sport também foi levado em consideração, já que o clube foi punido 11 vezes no STJD pelo mesmo artigo do CBJD.

O ataque ao ônibus do Fortaleza aconteceu após a partida entre as equipes na Arena Pernambuco, onde o time visitante empatou por 1 a 1 com o Sport pela Copa do Nordeste. O diretor-executivo do Fortaleza, Marcelo Paz, compartilhou imagens nas redes sociais dos jogadores feridos, sendo que um deles, Gonzalo Escobar, sofreu traumatismo craniano com perda transitória de consciência.

É importante ressaltar que, dois dias após o atentado, a Procuradoria da Justiça Esportiva já havia feito a denúncia contra o Sport. O presidente do STJD, José Perdiz, em decisão liminar, determinou que o clube jogasse com portões fechados e sem torcida como visitante em partidas de competições nacionais até o julgamento final, que aconteceu nesta terça-feira.

O Sport ainda tem a possibilidade de recorrer ao Pleno do STJD para contestar a decisão da Segunda Comissão Disciplinar. Caso o clube decida recorrer, o caso será analisado por todos os juízes do tribunal desportivo para uma nova avaliação da punição imposta.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo