ESPORTE – “Mundial de ciclismo paralímpico de pista começa no Rio de Janeiro com delegação brasileira em busca do pódio”

O Mundial de ciclismo paralímpico de pista, considerado a última competição classificatória para os Jogos de Paris, terá início nesta quarta-feira (29) no Velódromo do Rio de Janeiro, local que foi sede das Olimpíadas de 2016. Com a presença de 287 atletas de 39 países, o evento promete reunir os melhores competidores do mundo em suas respectivas categorias, destacando potências como Grã-Bretanha, Holanda, Austrália e China.

A delegação brasileira está representada por 25 atletas, sendo um deles o destaque Lauro Charman, atualmente ocupando a segunda posição no ranking mundial na classe C5. Charman, medalhista na Rio 2016 e campeão mundial em 2018, teve um ano de 2023 repleto de conquistas, com destaque para o ouro na perseguição individual e bronze no contrarrelógio nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, além do tricampeonato na Copa Mundo de estrada, nos Estados Unidos.

Outro nome brasileiro importante é Carlos Alberto Gomes Soares, número nove do mundo na categoria C1, que competirá com adversários de peso como os chineses Weicong Liang e Zhangyu Li, líderes do ranking. Na classe Tandem, destinada a competidores com deficiência visual, as representantes brasileiras são Bianca Canovas Garcia, vencedora de um ouro e dois bronzes no Parapan de Santiago, e Márcia Ribeiro Gonçalves Fanhani.

A competição na classe Tandem promete ser acirrada, com oito das dez primeiras colocadas no ranking mundial marcando presença. A britânica Sophie Unwin é a líder e buscará títulos em provas como contrarrelógio, velocidade e perseguição individual. Além disso, o Brasil terá a honra de sediar pela segunda vez o Mundial, após também ter sido a sede em 2018.

Com a presença de atletas renomados e uma competição de alto nível técnico, o Mundial de ciclismo paralímpico de pista promete emocionar o público e proporcionar grandes momentos de superação e competitividade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo