ESPORTE – “Mesa-tenistas brasileiros garantem vaga olímpica para Paris 2024 ao avançarem para a final dos Jogos Pan-Americanos”

Os mesa-tenistas Vitor Ishiy e Bruna Takahashi garantiram a vaga olímpica para o Brasil nas duplas mistas em Paris 2024, ao chegarem à final dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Na segunda-feira (30), os brasileiros derrotaram os canadenses Eugene Wang e Mo Zhang por 4 a 2 (11/9, 11/5, 10/12, 11/4, 6/11 e 11/8) na semifinal. Agora, eles enfrentarão os cubanos Jorge Campos e Daniela Fonseca na disputa pelo ouro inédito no Pan.

A partida decisiva ocorrerá hoje (30), às 19h40 (horário de Brasília). O jogo será transmitido ao vivo pelo site do Canal Olímpico do Brasil. A participação dos mesa-tenistas brasileiros é considerada promissora, já que eles demonstraram ótima performance ao longo do torneio.

Além disso, a delegação brasileira já conquistou um total de 35 vagas olímpicas somente nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, um aumento de 17% em relação à edição anterior, em Lima (Peru), que classificou atletas para os Jogos de Tóquio. As vagas conquistadas no torneio continental também incluem as modalidades de boxe (nove), handebol feminino (14), hipismo (três), pentatlo moderno (uma), natação (duas) e tênis (uma).

Rogério Sampaio, diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil e chefe da delegação em Santiago 2013, comemorou o progresso alcançado pela delegação brasileira. Ele afirmou que ficaram satisfeitos em ultrapassar o número de vagas conquistadas e que a meta é continuar classificando atletas. Sampaio ressaltou que o resultado final só será conhecido ao fim dos Jogos Pan-Americanos, mas estão contentes com o que estão construindo até o momento.

Com 621 atletas, sendo 342 homens e 279 mulheres, a delegação brasileira em Santiago é a maior da história do país em competições internacionais. No quadro de medalhas, o Brasil ocupa a vice-liderança, com um total de 120 medalhas (37 ouros, 44 pratas e 39 bronzes), ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que conquistaram 167 medalhas no total (71 ouros, 45 pratas e 51 bronzes). O México está em terceiro lugar, com 35 ouros, 21 pratas e 32 bronzes.

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago têm sido marcados por grandes conquistas e o desempenho da delegação brasileira tem se destacado. Com atletas brilhantes em diversas modalidades, o país tem grande potencial para seguir alcançando ótimos resultados e garantir cada vez mais vagas olímpicas para os Jogos de Paris 2024. A torcida brasileira está ansiosa para acompanhar as próximas competições e ver o Brasil conquistando ainda mais vitórias.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo