ESPORTE – Brasil garante vaga olímpica inédita na ginástica de trampolim para os Jogos de Paris após feito histórico no Campeonato Mundial

Neste domingo (12), o Brasil fez história no Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim, que está sendo disputado em Birmingham, na Inglaterra. O país garantiu uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, no ano que vem, com a participação das ginastas Alice Helen e Camilla Gomes na final feminina individual.

A presença das duas ginastas na final já assegurou a vaga olímpica para o Brasil, algo inédito para a modalidade no país. Nunca antes duas ginastas brasileiras haviam chegado à decisão do Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim.

Na final, disputada neste domingo, Alice Helen terminou na 6ª posição, com 54.280 pontos, enquanto Camilla Gomes ficou na 8ª colocação, com 17.650 pontos. Apesar de ambas as atletas terem se classificado para a final, o Brasil garantiu apenas uma vaga olímpica, não atrelada a uma atleta específica.

A decisão de quem representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris caberá à confederação do país. A vaga conquistada é fruto dos critérios de classificação para Paris, que concediam vaga olímpica a todo país que chegasse à final do Campeonato Mundial deste domingo.

Ainda há a possibilidade de o Brasil conquistar mais uma vaga olímpica na modalidade. Existe um ranking que leva em consideração o desempenho nas etapas de Copa do Mundo de trampolim. Ao final da temporada, as três primeiras colocadas no ranking garantirão vaga para os Jogos Olímpicos. Atualmente, faltando duas etapas para o fim do ranking, Camilla Gomes ocupa a quinta posição.

Na véspera da final, Alice havia se classificado para a prova decisiva com a terceira melhor nota, enquanto Camilla obteve o sexto melhor desempenho entre as atletas classificadas, mostrando a força das ginastas brasileiras na competição.

Com a vaga já garantida para Paris e a possibilidade de conquistar mais uma vaga por meio do ranking, o Brasil mostra seu crescimento e destaque na ginástica de trampolim a nível mundial. Este feito histórico reflete o esforço e a dedicação das atletas e de toda a equipe técnica que as apoia.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo