ESPORTE – “Aitana Bonmatí e Lionel Messi são eleitos os melhores do mundo no prêmio Fifa The Best 2023”

Na noite desta segunda-feira (15), a premiação Fifa The Best consagrou a meio-campista Aitana Bonmatí, do Barcelona, e o argentino Lionel Messi, do Inter Miami, como os melhores jogadores do mundo no ano de 2023. A cerimônia, que aconteceu em Londres, também contou com uma emocionante homenagem à Rainha Marta, que teve seu nome associado a um novo prêmio criado pela Fifa, o de gol mais bonito do mundo no futebol feminino.

A decisão de premiar Aitana Bonmatí foi baseada em sua atuação durante a Copa do Mundo, onde contribuiu para a campanha vitoriosa da seleção da Espanha. Já a escolha de Messi como melhor jogador do mundo causou certa surpresa, superando concorrentes como Erling Haaland e Kylian Mbappé.

Em um evento que não se limitou ao futebol masculino, a Rainha Marta roubou a cena ao ter seu nome associado ao novo prêmio da Fifa. Emocionada, a jogadora de 37 anos, que é a maior artilheira da história da Copa do Mundo entre homens e mulheres, destacou a importância da homenagem para todas as mulheres.

Além disso, o Brasil teve seu momento de destaque graças ao ato da seleção masculina em apoio ao atacante Vinicius Júnior, vítima de agressões racistas na Espanha. O time disputou uma partida pela primeira vez na história com uniforme negro, marcando um importante posicionamento contra o racismo.

Outro ponto alto da premiação foi a entrega do Prêmio Puskas, destinado ao gol mais bonito da temporada. O brasileiro Guilherme Madruga foi o vencedor, após marcar um golaço de bicicleta pelo Botafogo-SP.

Além disso, o goleiro da seleção brasileira, Ederson, também celebrou a conquista ao receber o prêmio de melhor goleiro do mundo. O atacante Vinicius Junior também fez parte da equipe do ano da Fifa.

A premiação também consagrou Pep Guardiola (Manchester City) como melhor técnico de futebol masculino, Sarina Wiegman (Inglaterra) como melhor técnica de futebol feminino, Mary Earps (Manchester United) como melhor goleira do mundo, e Daniel “Toto” Iñiguez, torcedor do Colón de Santa Fé (Argentina), com o Fifa Fan Award.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo