ESPORTE – “169 atletas convocados pelo CPB representarão o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, buscando manter a hegemonia no continente”

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou os nomes dos primeiros 169 atletas convocados para representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. O evento, que ocorrerá entre os dias 17 e 26 de novembro, contará com a participação de competidores brasileiros de diferentes modalidades.

Entre os convocados, destacam-se nomes de grande relevância no cenário paralímpico. O jogador brasiliense de goalball, Leomon Moreno, que já conquistou pratas em Londres (2012), bronze no Rio (2016) e ouro em Tóquio (2020), é um dos destaques. Além dele, a halterofilista paulista Mariana D’Andrea, campeã mundial em Dubai (2023) e Tóquio (2020), o lutador de taekwondo paulista Nathan Torquato, medalhista de ouro em Tóquio (2020), o judoca paraibano Wilians Araújo, campeão mundial em Baku (2022), e a mesatenista catarinense Danielle Rauen, bicampeã parapan-americana.

O presidente do CPB, Mizael Conrado, demonstrou confiança nos atletas que representarão o Brasil em Santiago. Ele ressaltou a preparação realizada nos centros de treinamento paralímpicos e projetos em todo o país. Conrado afirmou que o Brasil buscará manter a hegemonia no continente.

Nesta primeira convocação, foram selecionados atletas de 10 modalidades. Entre elas, badminton, ciclismo, futebol PC (Paralisados Cerebrais), goalball, halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tiro com arco, judô e tênis de mesa. Nas próximas duas semanas, serão anunciados os convocados de outras sete modalidades: futebol de cegos, atletismo, basquete em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, bocha, natação e tiro esportivo.

Desde 2007, o Brasil tem dominado os Jogos Parapan-Americanos, conquistando o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. O país obteve esse feito nas edições de Rio 2007, Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019. Na última edição, ocorreu um recorde de conquistas, com a delegação brasileira conquistando 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze.

A expectativa é que os atletas brasileiros mantenham o bom desempenho e garantam mais sucessos para o país em Santiago. Toda a força e dedicação dos competidores serão direcionadas para alcançar os melhores resultados e aumentar ainda mais o prestígio do Brasil no cenário esportivo paralímpico.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo