Especial: Educação de Coruripe é marcada em 2021 por conquistas e retorno das aulas presenciais

Mesmo com a pandemia, alunos e escolas conquistaram prêmios e prefeitura inovou ao lançar o programa Pacto pela Educação

Em 2021, as conquistas em prêmios e de evolução pedagógica da Educação no município, mesmo diante dos desafios impostos pela Covid-19, superaram todas as expectativas. Com planejamento, organização, equipe docente técnica e qualificada, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) conseguiu o retorno das aulas presenciais e, ainda, apoiou os alunos nas competições de conhecimento em que saíram vitoriosos.

Já no terceiro mês do ano, dois alunos da rede de ensino municipal conquistaram medalhas de ouro e bronze na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), realizada por meio do Programa Ciência na Escola, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação.

Os estudantes vitoriosos foram Pâmella Suellen da Silva Santos e Eric Henrique da Silva Santos, medalhas de ouro e bronze respectivamente e alunos do 8º ano da Escola Municipal São Rafael, localizada no povoado Bonsucesso. A premiação é considerada a mais importante voltada para o conhecimento científico do país.

No mês de maio, a Escola Municipal de Educação Básica Santa Terezinha, localizada no povoado Santa Terezinha, na região de Pindorama, ficou em 2º lugar geral na Olimpíada Digital de Matemática, organizada pela empresa israelense Matifc. A escola concorreu com mais de 15 mil instituições de ensino públicas e privadas de todo país, na edição considerada a maior já realizada pela Matific. Como prêmio, a escola ganhou R$ 10 mil.

Coruripe foi destaque também na categoria Turmas na mesma competição. As escolas Professora Maria Rocha Santos Silva, Cláudio Daniel Gama Amorim, Liege Gama Rocha e novamente Santa Terezinha tiveram turmas de Educação Infantil, 1º ano, 3º ano e 4º ano que ficaram entre as 10 melhores da competição.

Já na categoria Alunos, os estudantes das escolas Professora Maria Rocha Santos Silva, Cláudio Daniel Gama Amorim e Liege Gama Rocha ficaram entre os 10 melhores nas turmas de Educação infantil, 1º ano, 4º ano, 5º e 6º ano.

Destaque para a aluna Sophia Vitória Nogueira Paranhos, da Escola Cláudio Daniel, que ficou em 1º lugar geral, entre as turmas do 1º ano.

Também no mês de maio, após as importantes conquistas na Olimpíada Matific, os alunos da rede municipal de ensino foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa na Olimpíada Canguru Sem Fronteiras Brasil – 2021

Os medalhistas foram das escolas José Buarque da Silva, General Góes Monteiro e Santa Terezinha. Prof.ª Maria Rocha e Liege Gama. Ao todo foram nove medalhas de ouro, quatro de prata e seis de bronze.

Em julho, na Olimpíada Árvore de Livros, o aluno Jefferson Vieira Ramos, do 7º ano da Escola Municipal de Educação Básica Cláudio Daniel, ficou em 2º lugar na categoria 6º e 7º ano. Outras escolas e alunos apareceram também no ranking do Top 10 municipal.

A olimpíada abordou temas voltados sobre o empreendedorismo juvenil, profissões do futuro, educação financeira e crises econômicas. Realizado remotamente, a competição pedagógica permitiu a participação de escolas públicas e privadas de todo o país.

Todas as escolas municipais de Coruripe inscreveram alunos do Fundamental I e II na Olimpíada, que durou quatro semanas. Durante esse período, os estudantes participaram das dinâmicas propostas que foram elaboradas por uma equipe pedagógica especializada na formação de novos leitores. As atividades, disponibilizadas na plataforma da competição, consistiram na realização de leituras e interpretações de textos, soluções de quiz e desafios baseados em habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A competição foi promovida pela empresa Árvore, uma das principais do país no ramo de tecnologia educacional e a premiação consistiu em um tablet para os alunos com maior pontuação em cada categoria, para servir de reforço na jornada do ensino híbrido.

Pacto pela Educação 

Depois de um longo período de ensino remoto por causa da pandemia da Covid-19, os estudantes e professores retornaram às salas de aulas em Coruripe. A volta do ensino presencial, em modalidade híbrida e com todos os cuidados que o momento ainda exige, marcou uma nova fase da Educação do município repleta de desafios.

Nesse sentido, a Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Educação, convocou gestores, professores, pais e estudantes para firmar um grande Pacto pela Educação, com o objetivo de planejar e executar ações voltadas à recuperação da aprendizagem dos alunos.

Em linhas gerais, o programa, que começou a ser implementado em outubro, tem como objetivo amenizar os efeitos da pandemia de Covid-19 na aprendizagem dos alunos, por meio de ações como tempo integral do 5º ano, tempo integral da educação infantil (pré-escola), laboratório Pró-Ideb 9º ano com aulas de português e matemática, laboratórios de aprendizagem do 3º, 4º, 6º, 7º e 8ª ano com aulas de português e matemática, atendimento domiciliar para alunos e 1º e 2º ano e jornada aplicada.

Além desse conjunto de iniciativas, a Semed irá promover atividades que motivem a frequência e permanência dos estudantes na escola, como robótica, horta e jardim, badminton, dança, ballet, futsal, karatê, fanfarra, entre outras.

“Apesar de enfrentarmos mais um ano atípico com a Pandemia, nossos alunos se mostraram grandes guerreiros ao lado de professores e de uma equipe técnica capacitada e engajada. Esse é o caminho para enfrentarmos os desafios. Só tenho que agradecer e parabenizar todos que fazem a Educação Pública de Coruripe um grande sucesso. Parabéns pelas conquistas de 2021. Tenho certeza que no próximo ano mais conquistas virão, com a ajuda de todos. Sucesso e um grande viva à Educação de Coruripe”, comemorou o prefeito Marcelo Beltrão.

 

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo