Escolas estaduais de Alagoas são premiadas por pesquisas inovadoras na Semana Interinstitucional de Pesquisa e Tecnologia na Educação.

No último dia 20, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) encerrou sua participação na Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) premiando oito escolas estaduais de ensino fundamental e médio pelos seus projetos de pesquisa. O evento aconteceu nos polos de Maceió, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia.

A cerimônia de premiação ocorreu no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e contou com a presença da secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Sueleide Duarte. Ela elogiou a iniciativa que aproximou escolas e universidades por meio da pesquisa, destacando a importância da iniciação científica para melhorar o ensino-aprendizagem e combater o abandono escolar.

A coordenadora da Sinpete, professora Vera Pontes, da Ufal, ressaltou a evolução do evento em um ano, tornando-se o maior evento alagoano de divulgação científica no âmbito da Educação Básica. Além disso, destacou o destaque do Concurso de Ideias Inovadoras, que apresentou mais de 70 projetos inovadores e sustentáveis de estudantes das redes públicas e particulares.

Um dos projetos premiados foi o da Escola Estadual Princesa Isabel, que conquistou o 1º lugar na Categoria Ensino Médio PCD com o projeto “Rede Intech” e o 2º e 3º lugares na Categoria Ensino Médio Ampla Concorrência do Polo Maceió com os projetos “Quem canta Encanta” e “Apricity Smart”. O professor Rafael Holanda, orientador dos trabalhos, ressaltou a importância da inovação, ciência e tecnologia na escola e a dedicação dos estudantes.

Na Categoria Ensino Médio Ampla Concorrência do Polo Maceió, a Escola Estadual Theotônio Vilela Brandão foi premiada pelo projeto de produção de bioconservantes a partir das cascas da mandioca. Além disso, a pesquisa do ecofloor – produção de cerâmicas artesanais a partir das cascas do sururu – também foi premiada. A professora Tatiane Omena, orientadora dos projetos, destacou a importância da participação no evento para o conhecimento e desenvoltura dos estudantes.

No Polo Palmeira dos Índios, a Escola Estadual de Areia Branca foi premiada pelo projeto do tijolo ecológico produzido a partir de garrafas pet. O professor orientador Daniel Barbosa destacou a inovação do projeto e ressaltou que essa premiação mostra que os estudantes podem ir ainda mais longe.

A próxima edição da Sinpete já está sendo organizada pela Ufal para o ano de 2024. A coordenadora Vera Pontes adiantou que o objetivo é produzir e publicar textos que integrarão a 2° edição da coleção “Ciência na Escola para o Desenv

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo