Escola Municipal Divaldo Suruagy é selecionada pela Ufal para projeto de Arteterapia como ferramenta de autoconhecimento

A Escola Municipal Divaldo Suruagy, localizada no bairro Brasília, em Palmeira dos Índios, está participando de um projeto de atividade curricular de extensão promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus Palmeira dos Índios. A iniciativa faz parte do curso de Psicologia e tem como tema principal “Arteterapia como ferramenta para o autoconhecimento”, sob a coordenação da Professora Mestra Maria Augusta.

Nesse projeto, já foram realizados encontros presenciais com os alunos do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental. Durante esses encontros, os estudantes puderam explorar diferentes formas de expressão artística, como desenhos, pinturas, psicodrama e escrita. Com essas atividades, eles tiveram a oportunidade de refletir sobre si mesmos e expressar suas percepções e emoções.

Os temas trabalhados pelos alunos foram: “Como eu me vejo?”, “Como eu quero que as pessoas me vejam?” e “O que eu sou?”. Cada estudante teve a chance de representar esses temas nas artes que foram realizadas em sala de aula. Essa forma de expressão artística tem se mostrado uma importante ferramenta para promover o autoconhecimento e a autoestima dos estudantes.

Vale ressaltar que a Escola Municipal Divaldo Suruagy passou recentemente por uma revitalização e ampliação para atender aos alunos em regime de tempo integral. O prefeito Luciano Barbosa entregou o prédio totalmente reformado, com a construção de dez novas salas de aula, uma sala de atendimento educacional especializado, uma sala de multimídia, biblioteca e sala de informática, entre outros espaços administrativos e pedagógicos.

Essa parceria entre a Ufal e a Escola Municipal Divaldo Suruagy vem contribuindo para oferecer uma educação de qualidade aos estudantes, ao proporcionar atividades que vão além dos conteúdos tradicionais, explorando diferentes formas de aprendizado e desenvolvimento pessoal. A arteterapia tem se mostrado uma abordagem eficaz para trabalhar questões emocionais e auxiliar no processo de descoberta e aceitação de si mesmo.

Esse projeto de atividade curricular de extensão é mais um exemplo de como a universidade pode contribuir para o desenvolvimento da educação básica no país, promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre os estudantes universitários e os alunos do ensino fundamental. A expectativa é que essa parceria continue rendendo bons resultados e benefícios para todos os envolvidos.

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