Equipe do IMA realiza sobrevoo no litoral norte de Alagoas para identificar Maré Vermelha

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) realizaram nesta sexta-feira (2) um sobrevoo com o apoio do Grupamento Aéreo, com o objetivo de tentar detectar visualmente no litoral norte o fenômeno conhecido como Maré Vermelha, que é provocado pelo crescimento excessivo de algas. O voo aconteceu um dia após os técnicos terem coletado amostras de água do mar em trechos da praia de Carro Quebrado, na região de Barra de Santo Antônio.

As equipes de Gerenciamento Costeiro e do laboratório percorreram o trecho da costa entre Maceió e Barra de Camaragibe, não identificando manchas no mar nem qualquer outro sinal que indicasse a presença da maré vermelha. No entanto, o IMA mantém a recomendação padrão que é evitar a recreação e o banho em trechos do mar que apresentem coloração e odor diferentes, pois a maré vermelha pode causar sintomas como enjoo, diarreia, irritação e secura nos olhos, além de falta de ar.

Os especialistas explicam que o fenômeno da maré vermelha é provocado pelo aumento da temperatura, salinidade, excesso de nutrientes, entre outros fatores. Além disso, o crescimento excessivo de algas pode liberar toxinas no ambiente, prejudicando a vida marinha e colocando em risco a saúde de seres humanos que se expõem a essas condições.

A carga orgânica elevada contida em efluentes domésticos também pode contribuir com o tempo de permanência dessas marés na região, que podem durar entre 12 e 48 horas. Por esse motivo, o monitoramento constante do litoral é essencial para detectar precocemente a presença desse fenômeno e tomar as medidas preventivas necessárias para preservar o ecossistema marinho e a saúde da população.

Diante disso, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas mantém a vigilância e a realização de ações de monitoramento para garantir a segurança dos banhistas e a preservação dos recursos naturais, especialmente em períodos de aparecimento de fenômenos naturais como a maré vermelha.

Os sobrevoos e a coleta de amostras de água são realizados como parte das ações de fiscalização e controle ambiental, visando garantir a qualidade da água do mar e a segurança dos frequentadores do litoral alagoano. A atuação dos técnicos do IMA é de fundamental importância para a proteção do meio ambiente e para prevenir problemas de saúde pública relacionados a fenômenos naturais como a maré vermelha.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo