EQUATORIAL – Entenda a importância de manter o livre acesso ao medidor de energia

O medidor de energia, o famoso “relógio” ou “contador”, é um equipamento indispensável nos imóveis. Apesar de ficar de posse do cliente, o aparelho pertence a companhia de energia. Por isso, a Equatorial Alagoas faz o alerta sobre a importância de se colocar a medição externa, para fora dos imóveis, garantindo assim o livre acesso aos medidores pela Distribuidora de Energia.

Um dos principais motivos para ter o aparelho na parte externa é a segurança. É o que explica a gerente de Relacionamento com Cliente, Patrícia Moraes. “Ao colocar o medidor do lado de fora, permite que os técnicos da Distribuidora verifiquem as condições de segurança e se o equipamento está funcionando corretamente”.

A externalização do medidor e a sua instalação correta, ajuda a evitar situações de risco como incêndios, que podem ser motivados por curto-circuito. Com o medidor dentro do imóvel, a possibilidade das chamas se alastrarem pelas instalações elétricas são grandes e também evita danos elétricos.

Conta certa – Além da segurança, o livre acesso ao medidor possibilita que a leitura do consumo seja feita todo mês. Quando os leituristas não conseguem ter acesso aos medidores, os prejuízos para população são grandes:

Ter a conta faturada com base na média dos últimos 12 meses;

Após o terceiro mês consecutivo de impedimento, o cliente pode gerar um acúmulo de consumo pela falta do registro real da leitura, quando a leitura for realizada;

Além disso, a distribuidora pode notificar o cliente/condomínio e, posteriormente, realizar a suspensão do fornecimento de energia por falta de acesso.

Patrícia esclarece ainda que a resolução 1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em seu artigo 239, estabelece que é dever do cliente e dos condomínios manter livre aos empregados e representantes da distribuidora, para fins de inspeção e leitura, o acesso às instalações da unidade consumidora, inclusive para realização de serviços de suspensão de fornecimento e troca de equipamento de medição.

Serviço de mudança de local do medidor é gratuito – Após a construção do padrão de ligação, que é de responsabilidade do cliente, a solicitação do serviço de mudança de local de medidor deve ser realizada junto à Equatorial Alagoas e é totalmente gratuita. O pedido pode ser feito por meio do site al.equatorialenergia.com.br, agências presenciais de atendimento ou, ainda, pelo call center, no telefone 0800 082 0196.

Vale destacar, que em unidades consumidoras localizadas em áreas de conservação de património artístico, cultural ou histórico, a externalização só pode ser feita com autorização dos órgãos públicos responsáveis pelo tombamento.

Para imóveis que não estão sendo utilizados, a Distribuidora recomenda que o proprietário da unidade consumidora solicite o desligamento para que a leitura não seja feita. “Lembrando que é necessário apresentar a leitura atual do medidor para que seja gerada uma fatura de encerramento”, finaliza Patrícia Moraes.

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