Engenheiro Ivens Peixoto é destaque na Superintendência de Desenvolvimento Sustentável de Maceió

 

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), em Maceió tem se destacado pela garra, competência e experiência profissional do Eng. civil e Mestre Mecanica dos Solos ”Ivens Peixoto”. Formado pela Universidade Federal de alagoas, o Eng. desenvolveu parte da sua vida profissional no Departamento de Estradas de Rodagem (DER/AL).

Ao tomar posse como Superintendente, Ivens Peixoto iniciou o desafio de tornar a cidade de Maceió um modelo de ações e melhorias sustentáveis.

Porém sustentabilidade vai além de informativos, é combatida por um sistema que emgloba muito mais que uma Superintendência. O desenvolvimento sustentável é capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações e que não esgota os recursos para o futuro.

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente. Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais.

Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende. Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países.

Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico. O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Na Superintendência o Desenvolvimento Sustentável atuou em ocorrências, durante o ano passado, trabalhou incansavelmente na fiscalização de possíveis infrações cometidas por empresas e cidadãos. Sendo assim, em 2021, o órgão atuou em 1.345 ocorrências. Dentre os crimes ambientais efetuados, o descarte irregular se destaca com mais de 800 autuações. A prática alimenta os mais de 180 pontos crônicos de lixo que a capital possui.

Destes locais, em 2021, a Prefeitura de Maceió retirou mais de 220 mil toneladas de resíduos. No combate ao despejo inadequado, a Superintendência revitalizou mais de 13 áreas, executando a limpeza, o plantio de mudas e os devolvendo mais sustentáveis para a população do entorno e sem contar da minha gratidão em ver o coorego do Vergel do lago limpo, com a retirada de mais de 50 toneladas de resíduos.

Segundo Ivens Peixoto, atitudes como a de descartar irregularmente afetam toda a capital. O lixo despejado em córregos, bueiros e galerias acabam indo para em outros bairros ou até em nossas praias, sendo prejudicial para quem também descarta de forma adequada.

É importante ressaltar o projeto inicial da obra da Rota do Mar, benefícios como a arborização, iluminação de toda a via e a instalação de uma ciclovia não estavam previstos. No entanto, ao assumir a intervenção, o prefeito JHC determinou que tais benfeitorias fossem executadas e fizessem parte do projeto final da avenida. Mais de 1.200 exemplares serão plantadas em toda extensão da Rota do Mar. “O número de atendimentos feitos esse ano é muito expressivo. Isso demonstra que o cidadão tem se aliado ao poder público para manter a cidade limpa, nos ajudando e mostrando onde atuar.

É importante salientar que as demandas obedecem uma ordem de chegada para serem incluídas na programação de serviços, disse. Além das solicitações podem ser feitas através do número 0800 082 2600, ou enviando fotos e vídeos do problema para o WhatsApp 98802-4834, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Temos, dessa forma, três pilares que servem de base para o desenvolvimento sustentável, sendo eles: Sustentabilidade ambiental: uso racional dos recursos ambientais com o propósito de conservação; Sustentabilidade econômica: ações tomadas nas esferas financeira, produtiva e tecnológica; Sustentabilidade social: tem como objetivo assegurar o bem-estar social pela redução das desigualdades e pela garantia dos direitos básicos dos cidadãos.

O superintendente Ivens Peixoto agradeçe ao Prefeito JHC pela missão a ele dada na SUDES, ao Diretor de Operações Aerson Mendonça e o superintendente adjunto Ronaldo Farias, como também toda equipe da SUDES que incansalvelmente trabalham para o desenvolvimento da nossa cidade Maceió. O prefeito JHC entrega uma outra missão ao Engenheiro Ivens Peixoto na Secretaria de Infra-estrutura.

 

 

 

 

Texto de Kennedy Luiz

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo